Evento


IV Semana de Enfrentamento às Violências
Local: UEPG    Preços: Descrição*
Data: 15/05/19    Data Final: 18/05/19    Horário: 14h00  Até: 13h30
Cobertura:


Detalhes do Evento

O Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Núcleo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (NEPIA), promove de 15 a 18 de maio a IV Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. O evento é destinado aos profissionais da área da educação, assistência social, saúde e à comunidade em geral.
A realização da semana é vista como um marco no enfrentamento às violências. Nesta edição a programação será realizada em quatro dias, visando obter maior abrangência e alcance das ações preventivas e de mobilização social.
A semana tem como principal objetivo promover o debate sobre diversas formas de violência e violação de direitos presentes no âmbito da infância e adolescência, mulheres e pessoa idosa. Também visa buscar a articulação com a rede de proteção, de forma que se amplie as possibilidades de enfrentamento das violências, mobilizando e sensibilizando as demais instituições e a sociedade em geral a cerca da garantia dos direitos.
O evento será realizado com parcerias do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente/CMDCA, Núcleo Maria da Penha - NUMAPE/UEPG, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos na Infância e Juventude/NEDDIJ, Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa/NASJEPI, Núcleo Promocional Pequeno Anjo, Associação de Promoção à Menina/APAM, Conselhos Tutelares Norte, Leste e Oeste, Ministério Público e Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa/FASPG.

Programação:

16/05 (quinta-feira) - Sob a coordenação do NEDDIJ e apoio do NEPIA, será executada uma atividade nos 10 CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Ponta Grossa. Esta atividade, será realizada por integrantes das seguintes instituições: NUMAPE; NEDDIJ; Conselho Tutelar; NEPIA; NASJEPI; Pequeno Anjo; Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Juizado de Violência Doméstica, onde serão formadas equipes com o intuito de sensibilizar e levar as respectivas informações sobre a rede de proteção e garantias de direitos da criança e do adolescente.

17/05 (sexta-feira) 08h30 às 11h30 - Neste dia, acontecerá uma palestra com a temática “Fluxos de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência: experiências compartilhadas” no Grande Auditório da UEPG - Campus central, no período da manhã.

18/05 (sábado) 08h00 às 13h00 - Neste dia, serão desenvolvidas atividades de orientação e divulgação dos serviços de proteção existentes no município para atender vítimas de violência, nas dependências do Terminal de Ônibus Central, com a participação das instituições da rede de proteção.

20/05 (quarta-feira) às 14h - Sob a coordenação do NUMAPE e apoio do NEPIA , será realizada a palestra sobre o tema de Relacionamentos Familiares, na sede do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG/SINTESPO. O evento contará com a presença da palestrante Maria Iolanda de Oliveira; assistente social, mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, idoso, serviço social, gestão da política de assistência social. Contando ainda, com espaço de fala de representantes dos projetos de extensão NUMAPE, NEDDIJ e NASJEPI.

Para inscrições online acesse o link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9JVZYLUmbeQ15V7vEAseYB4Sa6-jx7BgOkdj_VOazdPf17Q/viewform?usp=pp_url


Endereço: Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748