Notícia - Comandar o próprio negócio é novo caminho dos engenheiros
 Folha São Paulo Publicou uma notícia no dia:28/11/18 21:31:18

Comandar o próprio negócio é novo caminho dos engenheiros


Imagem:


O pensamento lógico e a capacidade de resolver problemas têm levado muitos engenheiros a trilhar o caminho do empreendedorismo.

Em parte, é reflexo do cenário de crise política e econômica no país, que prejudicou fortemente diversos campos da engenharia, como civil, mecânica, naval e química. Mas também é fruto do desejo dos novos profissionais da área de experimentar outros caminhos.

"As engenharias que trabalham com informática, como computação, elétrica e mecatrônica, são as mais propícias para atividades empreendedoras, em especial, no desenvolvimento de softwares e aplicativos", afirma Vinícius Licks, coordenador do curso de engenharia mecatrônica do Insper.

G que ensina noções básicas de programação, empreendedorismo e design de serviço para alunos da rede pública do ensino médio.

"Eles trazem problemas que identificam no entorno de onde vivem e estudam e a gente auxilia na resolução das questões", diz.

PROJETO PRÓPRIO

Há dois anos, o Instituto Mauá de Tecnologia passou a destinar 15% da carga horária dos cursos de engenharia a projetos especiais.

"O aluno se aprofunda em temas de seu interesse, é desafiado com problemas práticos, trabalha em equipes multidisciplinares e assim desenvolve competências que vão muito além das técnicas", explica o pró-reitor do instituto, Marcello Nitz.

Já na Unesp, uma parceria com o Sebrae estimula os estudantes a criar start-ups e outros negócios próprios.

"As características identificadas nos empreendedores são valiosas também para quem quer trabalhar nas organizações modernas", afirma Fernando Bernardi de Souza, coordenador do curso de engenharia de produção da Unesp.

Segundo Souza, o engenheiro empreendedor pode atuar também em pequenas e médias empresas que trabalham com produtos complexos, como materiais aviônicos e equipamentos médicos de última geração.

*

ENGENHEIRO EMPREENDEDOR

O que faz Analisa necessidades dos usuários, seleciona pessoas, gerencia equipes de criação, atua na captação de recursos, desenvolve e vende softwares ou aplicativos

Salário inicial R$ 2.800

Perfil desejado pelas empresas Capacidade de resolver problemas, ter visão de futuro, saber identificar oportunidades, construir uma solução técnica e economicamente viável, ser colaborativo

Onde há vagas Agências desenvolvedoras de softwares e aplicativos, empresas que lidam com internet das coisas e big data, pequenas e médias empresas que trabalham como produtos complexos, como material aviônico

Onde estudar Isitec, Insper, Instituto Mauá de Tecnologia, Unesp, Unicamp, USP

Duração do curso 5 anos

Visão de quem faz
"O profissional autônomo que faz acontecer e entrega o melhor produto ou serviço é muito valorizado. Empreender é um caminho para o formando entrar no mercado de trabalho"
Warlen César Rodrigues Filho, 19, estudante de engenharia mecatrônica e cofundador da ONG TechEdu