Notícia - AMIGAS CRIAM REDE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FATURAM R$ 10 MILHÕES
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:19/12/18 12:11:32

AMIGAS CRIAM REDE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FATURAM R$ 10 MILHÕES


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A trajetória da empreendedora Ayla Quintella, de 28 anos, começou com uma dor de estômago. Ao procurar ajuda médica para resolver o problema, recebeu a recomendação de se alimentar melhor. Só que a falta de opções em sua cidade, Colatina (ES), a motivou a criar sua própria loja: a Armazém Fit Store, que hoje é uma franquia com diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

Sua cartada mais certeira ocorreu ao visitar uma nutricionista. “Mudei a rotina alimentar e, com dois meses de dieta, não tive mais crises”, diz Ayla.Ayla diz que, alguns anos atrás, passou a ter crises de gastrite, refluxo e hérnia no estômago. Segundo a capixaba, ela procurou vários médicos, fez exames de todo o tipo e diversos tratamentos. “Mas o problema ia e voltava”, afirma.

Ao mesmo tempo, uma amiga de Ayla também buscou na nutrição uma alternativa para resolver seus problemas: ela é Tatihana Gava, de 36 anos. Tathiana tem o sonho de ser mãe. Mas ao encontrar dificuldades nessa empreitada, descobriu que tinha déficit de vitaminas no corpo e procurou uma nutricionista para ajudá-la a resolver o problema.

Ao mudar seus hábitos alimentares, Ayla e Tathiana encontraram outro obstáculo: era difícil encontrar alguns dos alimentos que precisavam, especialmente os que são vendidos a granel. “Em Colatina, não havia lojas que vendiam esses produtos em pequenas quantidades. A alternativa era comprá-los pela internet. Mas só existem embalagens grandes nesse mercado e eu acabava desperdiçando a maioria do que comprava”, diz Ayla.

Armazém (Foto: Divulgação)

Há cerca de dois anos, Ayla e Tathiana tiveram a ideia de abrir uma loja de produtos naturais em Colatina. Depois disso, percorreram diversas feiras e eventos focados em alimentação saudável. Também negociaram com fornecedores de vários estados, sobretudo de São Paulo e Minas Gerais. E em janeiro de 2017, a Armazém Fit Store foi inaugurada no município capixaba. Lucas Quintella, esposo de Ayla, também é sócio do negócio.

Armazém (Foto: Divulgação)

Na Armazém Fit Store, é possível encontrar suplementos, como whey e glutamina, e  produtos a granel diversos, como cereais e sementes. Nas prateleiras, também há produtos como geleias, salgadinhos, temperos e doces. A rede também vende produtos congelados, salgados, sucos e refrigerantes orgânicos.

A loja, de acordo com a cofundadora, foi um sucesso desde o primeiro dia de vida. “No dia da inauguração, a unidade ficou completamente lotada. Nem a gente esperava esse sucesso”, diz Ayla. No primeiro ano de funcionamento da Armazém, o faturamento foi de R$ 1 milhão.

Com o passar do tempo, surgiram clientes interessados em abrir franquias da Armazém Fit Store. “Mas não sabíamos muito sobre franchising e decidimos estudar mais sobre o mercado, até para estruturar a nossa expansão”, afirma Ayla.

Já neste ano, nesse esforço para se capacitar, Lucas Quintella conheceu David Pinto, criador da rede Doutor Resolve e consultor de franchising. “O David ficou encantado com a rede e propôs uma sociedade com a gente. Aceitamos.”

Com a entrada do novo sócio, a sede de Armazém Fit Store passou a ser em São José do Rio Preto (SP). “A cidade é próxima de vários grandes centros. É um ponto estratégico para comandar a rede”, afirma Ayla.

Atualmente, a Armazém Fit Store tem 32 unidades abertas em vários estados – a rede já está em todas as regiões brasileiras. A empresa também informa que há outras 38 operações em implantação. O investimento inicial de uma operação da Armazém Fit Store varia de R$ 199 mil (loja sem lanchonete) a R$ 249 mil (loja completa).

Segundo Ayla, as estimativas iniciais da rede previam que a Armazém Fit Store fechasse o ano com 100 franquias vendidas. Mas a empresa decidiu dar um passo atrás. “Nós nos preocupamos muito com a felicidade dos franqueados. Temos uma universidade corporativa para capacitar os nossos parceiros e prestamos suporte para manter a operação funcionando com qualidade. Preferimos crescer de forma estruturada.”

Com a expansão pelo sistema de franquias, o faturamento da empresa disparou. Em 2018, o faturamento da rede chegará a R$ 10 milhões. "Nos próximos anos, queremos expandir nossa presença no país e conseguir uma receita ainda maior", diz Ayla.