Notícia - ELE USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MONTAR ÁLBUNS DE FORMATURA ESPECIALIZADOS
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:03/01/19 12:07:11

ELE USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MONTAR ÁLBUNS DE FORMATURA ESPECIALIZADOS


Imagem:


Ao trabalhar em uma empresa que fazia fotografias para formaturas, o empreendedor Thiago Correia, 33 anos, conheceu de perto as dores enfrentadas por quem abre um negócio no segmento.


Diferentemente do que ocorre no mercado de casamentos, em que os noivos pagam antecipadamente pelo álbum, nas formaturas é preciso aportar recursos de antemão para só depois tentar recuperar o investimento. “Hoje, apenas 45% dos formandos compram o álbum. É um negócio de risco”, diz Correia. “O empreendedor tem custos operacionais, com a contratação de fotógrafos, a impressão do álbum e a comissão para os vendedores, o que acaba encarecendo o produto final”, diz.

Para resolver o problema, Correia fundou, no final de 2017, astartup Uoon. O carro-chefe da empresa é uma plataforma com um sistema de inteligência artificial que permite ao formando, após fazer o login e o upload de uma foto pessoal, encontrar suas fotos por meio de reconhecimento facial.

Dessa maneira, é possível confeccionar um álbum virtual, com fotos em alta resolução, em até 72 horas.

Pela mesma plataforma, o aluno também pode optar pela impressão do álbum, com pagamento à parte. “O modelo se baseia na cobrança do serviço dos fotógrafos e do acesso dos formandos à plataforma. O produto é secundário. Não tenho gastos com impressão sem a certeza de vender o álbum”, diz Correia, que promete entregar os álbuns físicos em 15 dias.

A empresa fez sua estreia no mercado de formaturas em agosto, em uma festa com 2,7 mil convidados de formandos do Insper.