Notícia - Review do Chromebook Acer C731: feito para o básico. Mas com 10 horas de bateria
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:09/01/19 16:59:15

Review do Chromebook Acer C731: feito para o básico. Mas com 10 horas de bateria


Imagem:


O Chromebook foi apresentado ao mundo na conferência Google I/O, em 2011. E era uma solução de portátil de baixo custo para acesso a internet e, claro, focado apenas nas soluções da Big G. Com apenas o Google Chrome instalado, a intenção é usar apenas aplicativos web. Em tempos que ficamos a maior parte do tempo conectados, esses portáteis começam a fazer mais sentido, e além, disso, também aceitam aplicativos da loja Google Play.

É o caso do Chromebook da Acer, serie C731 (modelo N16Q13, para ser mais exato). O sistema Chromium evoluiu bastante desde 2011 e está mais intuitivo e, além disso, os apps do Google para o navegador Chrome trabalham off-line.

Como qualquer Chromebook, a parte legal do C731 é a inicialização rápida, já que temos apenas o Chrome como aplicativo principal. Além de navegar pela web, os aplicativos podem ser instalados, como o Google Docs, a suíte de escritório do Google composta por editor de textos, planilha de cálculo e apresentações.

Além de ser uma solução para trabalhar, é compatível com todos os formatos do Word, Excel e PowerPoint. Mais do que isso, é possível baixar esses aplicativos do Google como extensão do Chrome para trabalhar off-line. Isso é uma opção interessante quando estamos em um local onde a internet está ruim.

Reprodução

Chromebook Acer C731

Outra dúvida que, provavelmente pode surgir é quanto a e-mails. É possível usar off-line? No caso de Chromebooks, somente o Gmail, que também pode ser baixado como aplicativo. A Agenda do Google é outra aplicação web que pode ser baixada como app na loja do Chrome.

Chromebook Acer C731 roda aplicativos Android da Play Store

Nem todos os Chromebooks tem essa capacidade e, por isso, foi muito legal ver que esse modelo da Acer pode executar aplicativos baixados diretamente da Google Play, sem precisar de um emulador Android.

O C731 vem com a aplicação da Google Play já instalada. Basta se logar com a conta do Google e baixar os apps. Mas nem tudo são flores nesse mundo real. O Chromebook aceita os apps, porém, a interface e formato dos apps não são convertidos para o tamanho da tela e, alguns, também ficam prejudicados pois não aceitam o comando do touchpad e nem teclas.

Reprodução

O chromebook Acer C731 roda aplicativos Android sem precisar de emulador

Mas a maioria que testei, funcionou, até mesmo o VLC, que pode reproduzir filmes diretamente de um HD externo. No caso do VLC, é possível maximizar a tela para assistir na tela inteira. Afinal, o app já faz isso nos telefones, quando giramos o aparelho e ele se adapta automaticamente.

Mas outros, como jogos, por exemplo, ficam exatamente no formato da tela do smartphone. Prince of Persia, um clássico, rodou em formato horizontal, o que já foi um avanço. Mas foi difícil encontrar a tecla para atacar, já que o jogo não é convertido para o computador. Portanto, é preciso ter um pouco de paciência para ter a experiência de apps Android rodando no Chromebook.

Aliás, mais um detalhe: apps de jogos, aqueles que são mais sofisticados em gráficos, tem desempenho menor do que quando executado no smartphone. Há dois pontos a se considerar para isso acontecer. Primeiro, qualquer software que precise passar por uma conversão, precisa de uma camada a mais de código para ser interpretado e isso gera mais trabalho para o processador.

Reprodução

Detalhes das conexões do Chromebook Acer C731

Em segundo lugar, o processador do Chromebook é um Intel Celeron, que é uma CPU de entrada, básica, para dispositivos móveis. E conta também a evolução dos processadores para smartphones que, nos tempos de hoje, chegam bem perto de alguns processadores de PCs, como explica essa matéria.

Chromebook Acer C731: configuração e desempenho

E falando nisso, esse Chromebook usa um processador Intel Celeron N3060, de 1,6 GHz de velocidade e dual-core. A memória é de 4 GB e o armazenamento é de 32 GB.

Quanto às conexões, é bem servido: são duas USBs 3.0, um leitor de cartão de memória tipo SD, uma saída HDMI e um conector P2 combo para microfone e fone de ouvido. A rede Wi-Fi é o padrão básico 802.11n e também tem Bluetooth. A tela tem 11,6 polegadas, tecnologia LCD IPS e resolução de 1366 x 768 (HD).

Reprodução

Chromebook Acer C731: design clean, com acabamento robusto

Apesar de um Chromebook não ser feito para ter alto desempenho, pois sua proposta é oferecer um dispositivo de baixo custo para acessar internet, achei que a performance poderia ser um pouco melhor, mesmo somente para navegar na web. Quanto é preciso abrir muitas abas no navegador - o que não é difícil hoje em dia - a experiência começa a ficar um pouco irritante.

O processador N3060 é do início de 2016, o que nos dá 3 anos idade dessa CPU. Pode parecer pouco para nosso conceito de tempo, mas 3 anos em informática é um tempo bem longo. Portanto, a experiência de uso é boa, mas não espere um avião, mesmo somente para navegar na web.

O espaço em disco é pouco, sobram cerca de 22 GB para dados, mas como a intenção do Chromebook é navegar e guardar a maioria dos dados na nuvem, isso não é um ponto negativo. Além disso, o CR 371 aceita HD externo, pendrive e cartão de memória. Portanto, não é nada desesperador. É o conceito de Chromebook. Vale citar a qualidade do áudio, que atinge um volume alto e bastante nítido.

Chromebook Acer C731: dimensões, acabamento e teclado

O C731 é compacto, medindo 29,7 centímetros de largura por 21 cm de profundidade e 2,2 cm de altura (com a tampa fechada). O peso é de 1,35 quilo. A fonte de alimentação também é pequena, com 11 cm de comprimento e 3 cm de largura. Portanto, é um produto fácil para transportar.

Reprodução

Detalhe do teclado do Chromebook C731

O acabamento é ótimo, apesar de todo feito em plástico, é bastante resistente e possui textura para não escorregar e que também evita manchas. Toda a borda da base é emborrachada o que oferece uma resistência extra. Como esse modelo foi pensado para uso escolar, o dispositivo consegue suportar quedas de até 1.2 metros de altura e seu teclado e tela são resistentes à água. 

E por falar em teclado, ele é bastante confortável e possui atalhos para controle de volume, brilho da tela e função para alternar entre aplicativos.

Chromebook Acer C731: duração de bateria

O C731 usa uma bateria de 45 W/h tipo íon de lítio. A autonomia é muito interessante; durante o uso nos testes, entre rodar aplicativos, assistir filmes e acessar internet na maior parte dos testes, a bateria chegou a 10 horas de uso. Era de se esperar, já que usa uma CPU de baixa potência e o uso ficar na maior parte do tempo em usar o navegador.

Chromebook Acer C731: Resumo e conclusão

Esse modelo de Chromebook da Acer é interessante por oferecer a opção de rodar aplicativos Android sem precisar de um emulador desse sistema para ele. É possível armazenar arquivos e, apesar do pouco espaço de armazenamento, tem duas USB 3.0 e um slot para cartão SD. O sistema está bem intuitivo e acessar os aplicativos e gerenciador de arquivos é bem fácil, mesmo para quem está acostumado com Windows. A duração de bateria é, sem dúvida, um recurso excelente do C731, que alcançou 10 horas de uso longe de uma tomada. Na parte física, é robusto, bem construído e compacto, sendo fácil de transportar.

Como pontos negativos, suas especificações poderiam ser um pouco mais robustas, com um processador mais rápido e atual (lembre-se que ele é de 2016) e quantidades maiores de memória RAM e HD. Ainda que ele seja pensado para o uso básico, focado em aplicativos web, é fácil prever que a máquina começará a apresentar certa lentidão depois de um ou dois anos de uso, já que a configuração está um tanto quanto defasada.