Notícia - Quer saber se tem o metabolismo lento? Fique atento a estes sinais
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:09/01/19 17:05:48

Quer saber se tem o metabolismo lento? Fique atento a estes sinais


Imagem:


Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo pensado que a culpa por não alcançar suas metas físicas de saúde é seu “metabolismo lento”.

Mas o que isso realmente significa?

Segundo o Dr. Avigdor Arad, diretor do Physiolab no Hospital Mount Sinai, as pessoas tendem a chegar à conclusão de que têm um metabolismo lento, mas isso é na verdade raro e “na maioria dos casos está relacionado mais a falta de sono, má alimentação ou falta de atividade física”.

Entenda melhor o que é metabolismo e quais são os indicadores de uma taxa metabólica lenta:

O que é metabolismo?

Segundo o Dr. Arad, o metabolismo é um processo complexo que se relaciona com a capacidade do seu corpo de produzir energia a partir de gordura, açúcar e proteína, e como armazena essa energia.

Normalmente, quando as pessoas falam sobre seu metabolismo, elas querem dizer sua taxa metabólica, que é o número de calorias que seu corpo queima em um determinado período de tempo.

Taxa metabólica

A quantidade de calorias que seu corpo queima em um período de tempo, também conhecido como taxa metabólica, costuma ser categorizada como rápida ou lenta.

Uma taxa metabólica rápida significa que o seu corpo processa eficientemente a energia, e uma lenta significa que algo impede o seu metabolismo de funcionar da forma mais competente possível.

Sinais de um metabolismo lento

Se alguém tem um metabolismo lento, pode ter sintomas como “ganho de peso, fadiga, pouca energia e dificuldade em completar tarefas simples”, esclarece o Dr. Arad.

“Você pode ver alguns sinais físicos como pele seca, unhas quebradiças ou o cabelo caindo um pouco. Pode sofrer de enxaqueca e pode ter desejos por açúcar, porque pensa que isso vai ajudá-lo a ficar desperto”, diz o Dr. Arad.

Estes podem ser sinais de que o seu corpo não está processando a energia corretamente. “Pode ser que não seja capaz de digerir, decompor e absorver certos nutrientes vitais”, explica o médico.

Outros fatores que contribuem para um metabolismo lento são razões médicas, como hormônios desequilibrados e doenças da tireoide.

Como descobrir?

Se você suspeita de que tem um metabolismo lento, deve consultar um endocrinologista e considerar fazer um teste de taxa metabólica de repouso.

Todo mundo tem uma taxa metabólica diferente baseada em variáveis como genética, atividade física e idade. Para determinar a sua com segurança, você precisa ir a uma clínica especializada.

A partir deste teste, você aprenderá se sua taxa metabólica está de fato mais rápida ou mais lenta, dentro do espectro esperado para suas condições.

Se os seus resultados indicarem que você tem um metabolismo lento, existem maneiras de aumentá-lo.

Dicas para aumentar o seu metabolismo

O Dr. Arad recomenda principalmente comer menos açúcar, consumir mais proteínas e gorduras saudáveis e fazer treinamento de força, como musculação.

Você também pode conferir este artigo do Hype com mais dicas para aumentar o seu metabolismo. [PopSugar]