Notícia - Atualização voltada ao Windows 7 desativou diversos PCs mundo afora
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:15/01/19 12:22:23

Atualização voltada ao Windows 7 desativou diversos PCs mundo afora


Imagem:


Recentemente, um administrador de sistemas descobriu que milhares de máquinas com Windows 7 haviam sido desativadas e exibiam a mensagem de erro “esta cópia do Windows não é original”. O problema parece ter começado após a instalação da atualização KB971033.

Essas máquinas específicas são ativadas por KMS, uma opção de licenciamento por volume oferecida pela Microsoft. A ativação do KMS permite que um administrador ative muitos PCs de uma só vez de modo que eles façam check-in com um servidor local para obter chaves de licença válidas para essas máquinas.

Depois de instalar a atualização, ocorreu um problema quando um PC com Windows 7 fez check-in no servidor KMS. O servidor enviou um erro na lista negra em vez da resposta usual, e isso resultou em uma mensagem de “Windows não original”. A atualização KB971033 foi desenvolvida para validar licenças padrão do Windows e nunca deveria ter chegado aos PCs com opção de licenciamento por volume (o KMS).

Desde então, a Microsoft reconheceu o problema e parou de fornecer a atualização. Ela também ofereceu orientação para determinar se as máquinas têm a atualização instalada e como remover e reativar os PCs.

Acesso remoto é interrompido para alguns usuários locais

Infelizmente, o problema não para por aí. Ela também quebrou o acesso remoto para PCs com Windows Server 2008 R2 e Windows 7. Porém, esse problema está limitado a conexões remotas de usuários que fazem parte do grupo “Administradores locais”. Contas de domínio e contas locais que não fazem parte do grupo “Administradores Locais” não são afetadas.

A Microsoft reconheceu o problema, mas está oferecendo apenas a solução alternativa, que é usar uma das contas acima não afetadas (conta de domínio ou conta local).

Mais uma vez, a Microsoft lança patches que “estragam” partes do Windows. Dada a rapidez com que um administrador encontrou a origem do problema, definitivamente parece que a empresa deveria fazer mais testes antes de liberar as atualizações. Infelizmente, a criadora do Windows continua tratando seus usuários como testadores, e é por isso que você não deveria clicar no botão  “Verificar se há atualizações”.

Fonte: How-to Geek