Notícia - ESTA EMPRESÁRIA AJUDA STARTUPS A TER O MESMO SUCESSO QUE ELA
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:17/01/19 12:12:53

ESTA EMPRESÁRIA AJUDA STARTUPS A TER O MESMO SUCESSO QUE ELA


Imagem:


No início de 2018, a empreendedora Mônica Hauck, 39 anos, formalizou uma atividade que realizava de maneira informal havia pelo menos três anos.

Sócia-fundadora da Solides, empresa de tecnologia que desenvolve softwares de RH e gestão comportamental, Mônica bloqueia a agenda nas manhãs de sextas-feiras para prestar mentoria a outros empreendedores. “Auxilio sobretudo em temas como gestão de times e montagem de equipes comerciais. Quando se trata de uma startup, as dúvidas mais comuns são sobre contratações. À medida que a empresa cresce, questões como planos de carreira viram prioridade”, diz.

O trabalho de mentoria varia na duração: em alguns casos, soma algumas horas. Em outros, até seis meses. Mônica também mentora startups em programas de aceleração de Belo Horizonte (MG), como os aplicados por instituições como Seed e Acelera. “Uma boa mentoria ajuda a economizar tempo e dinheiro. É uma necessidade gritante nesse setor”, diz.

A mentora fala com conhecimento de causa. Desde 2014, a Solides passou por diferentes programas de mentoria da Endeavor. Hoje, é uma das empresas que compõem o programa Scale-Up, voltado a empresas em ritmo acelerado de crescimento. “A mentoria me auxiliou em momentos cruciais da Solides, como a tomada de decisão sobre ter ou não ter um investidor e até uma decisão estratégica de reposicionamento de mercado”, diz.

Em 2015, a empresa passou a investir no desenvolvimento de um software de people analytics voltado a gestores de RH, uma tecnologia que utiliza algoritmos e inteligência artificial para gerar dados comportamentais sobre candidatos a vagas e colaboradores atuais.

Ao longo dos últimos dois anos, o faturamento da Solides cresceu 200% ao ano. “Antes, não passava de 20%. A mentoria transformou a empresa. Por isso, faço questão de devolver essa ajuda à comunidade”, diz.