Notícia - CONHEÇA A 1ª ORGANIZADORA DE AMBIENTES BRASILEIRA CERTIFICADA POR MARIE KONDO
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:01/02/19 11:40:03

CONHEÇA A 1ª ORGANIZADORA DE AMBIENTES BRASILEIRA CERTIFICADA POR MARIE KONDO


Imagem:


Ter a casa toda em ordem é o sonho de muitos e a realidade de poucos. Mas o KonMari, método de organização que beira uma filosofia de vida, promete colocar fim à bagunça. Criado pela japonesa Marie Kondo, foi disseminado há alguns anos por meio de livros que venderam milhões de cópias em todo o mundo. Agora, um recém-lançado seriado da Netflix tem popularizado ainda mais o assunto.  

Empreendedora, Marie Kondo começou seu negócio de organização de ambientes com apenas 19 anos, quando era estudante universitária no Japão. Hoje, aos 34, é dona de um império – muito bem organizado – que inclui livros, blog, cursos, seminários, certificação de profissionais, parceria com marcas, produtos licenciados e a série de TV “Ordem na Casa”.

Devido às proporções que a empresa de Marie ganhou nos últimos anos, não é mais possível contratá-la para ir pessoalmente organizar os ambientes da casa. Mas ela resolveu esse problema criando um sistema de certificação de profissionais que levam o método até a casa dos clientes.

Atualmente há 216 consultoras certificadas por Marie Kondo em todo o mundo. No Brasil, são apenas três. A primeira a obter o título por aqui foi Marilia Calandrino Antunes, 45, que se tornou fã ao ler os livros e aplicar o método em sua própria casa. Desde o final de 2018, ela vem empreendendo para viver da organização de ambientes.

Marilia Calandrino Antunes (Foto: Divulgação)

“Eu já havia lido os livros dela há um bom tempo, mas não tinha tempo para testar o método”, lembra Marilia. Foi só quando precisou ficar de repouso em casa para se recuperar de um procedimento médico que ela teve a oportunidade de colocar a mão na massa, em 2017. “Aproveitei esse tempo para organizar tudo e foi um divisor de águas. Fiquei encantada”, diz.

Decidiu então ir mais a fundo e pesquisou sobre o assunto na internet, assistiu a entrevistas e leu muito. “O método KonMari organiza não só a casa. Ele ajuda a passar a vida a limpo porque fica claro o que gostamos, o que queremos fazer e o que é importante. Durante essa maratona de arrumação surgem insights pessoais”, diz.
 

Marilia Calandrino  (Foto: Divulgação)

Um dos insights que Marilia teve durante a organização da própria casa foi o desejo de ir a um seminário de Marie Kondo na cidade de Londres, no Reino Unido, em abril de 2018. Mas não bastava se inscrever e pagar a taxa de participação: para ser aceita no seminário, era necessário mandar fotografias das organizações que já tivesse realizado utilizando método. Marilia enviou e foi aceita.       

“Foi um treinamento intensivo, que durou três dias. Recebi um certificado de participação, mas para me tornar de fato uma consultora da Marie Kondo precisei passar por mais uma série de processos, que incluía prova, relatórios e experiência prática com clientes”, conta.

Tudo isso levou tempo. O certificado saiu no segundo semestre de 2018, época em que Marilia começou a fazer os primeiros trabalhos na área. Para ajudar na divulgação, ela pretende investir US$ 500 (R$ 1,8 mil) anualmente para que seu nome e informações de contato sejam exibidos no site de Marie Kondo, que exibe uma lista de profissionais habilitadas de todo o mundo.

Marilia Calandrino  (Foto: Divulgação)

De acordo com Marilia, seu trabalho não é o de um personal organizer "comum". “Sou uma consultora do método KonMari e meu trabalho é guiar o cliente dentro dessa filosofia. Começamos pela organização, mas aquilo acaba se refletindo na vida da pessoa. É como um coaching de organização”, explica. 

Enquanto um personal organizer comum pode se encarregar, por exemplo, de colocar em ordem a casa do cliente enquanto ele está trabalhando fora, a proposta do KonMari é diferente. O objetivo é que o dono da residência esteja presente durante todo o processo para entender como funciona e, mais do que isso, que participe da arrumação.

Marilia ainda está no início de sua jornada como empreendedora e tem boas expectativas para o futuro. Começou na cidade de Sorocaba (SP), onde mora, e já está expandindo a área de atuação conforme surgem demandas em outras localidades. Ela atualmente oferece a consultoria de organização em residências em sessões que valem de R$ 150 a R$ 200 a hora (o número de sessões necessárias é definido de acordo com as particularidades de cada caso).

Ela também tem explorado o nicho de workshops e palestras, onde fala sobre o assunto para grupos grandes.

“Com a série de TV, aumentou a curiosidade das pessoas sobre o tema. Estou agendando as sessões e workshops para 2019”, comenta. Por enquanto, a divulgação do serviço é feita pelo boca a boca e pelo Instagram. “Estou gostando da minha decisão. Foi acertada. Gosto de trabalhar com pessoas e sentir que posso impactar positivamente suas vidas. É muito gratificante”, comemora.