Notícia - Review do Logitech Spotlight: um pointer estiloso e útil para apresentações
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:25/02/19 10:28:57

Review do Logitech Spotlight: um pointer estiloso e útil para apresentações


Imagem:


Os controles remotos para apresentações de PowerPoint ou outros softwares dão o conforto de passar os slides para frente ou para trás dispensando o mouse, que é desconfortável para esse tipo de tarefa.


Alguns oferecem recursos úteis, como ponteiros embutidos a laser e até mesmo funções de mouse e trackball. Mas o produto de hoje, o Logitech Spotlight Presentation Remote, adiciona alguns temperos na categoria de pointers eletrônicos. É o vamos ver no review a seguir.

Logitech Spotlight Presentation Remote: design

Certamente, esse é o controle para apresentações mais estiloso que já testei. Com corpo todo em metal (alumínio), tem pintura fosca e pode ser encontrado nas cores dourado ou cinza chumbo. É muito bem construído, o metal que envolve o corpo não tem emendas e as bordas laterais curvas são ótimas para a ergonomia.

Reprodução

As dimensões também ajudam: 131,3 mm x 28,1 mm x 12,1 mm e com peso de 49 gramas, incluindo a bateria recarregável de lítio. Aliás, como o controle não tem funções que consomem energia, a carga da bateria pode durar até 3 meses. Um cabo com ponta USB e outra ponta USB-C acompanha o produto para fazer a carga. Por ter uma bateria pequena de apenas 85 mAh, com um conector USB-C que transfere energia rapidamente, a tendência é que ele seja recarregado completamente em menos de 20 minutos a partir do zero.

Reprodução

Na parte de trás, a Logitech teve o cuidado de colocar uma tira de resina emborrachada, o que ajuda o controle a não escorregar, tanto na mão, quanto para deixá-lo em alguma superfície lisa. Há três botões, que servem para passar o slide para frente, para trás e, o que adiciona três formas ao ponteiro: dar destaque para alguma parte do slide, dar zoom em alguma área da apresentação e, por fim, dar o formato do tradicional ponteiro laser.

Ainda na parte de baixo há um entalhe para acoplar o receptor USB. Foi uma solução elegante para não ter que carregar o pequeno receptor em outro local com o risco de perde-lo.

Logitech Spotlight Presentation Remote: recursos e configuração

O controle se comunica com o PC por meio de um receptor USB, o que é algo interessante, porque não é necessário nenhuma configuração para reconhecer o hardware. Plugou, já está funcionando. Com esse receptor é possível fazer a apresentação a até 30 metros de distância do computador, portanto, ele serve para ser utilizado em apresentações em grandes auditórios.

O controle também funciona via Bluetooth, mas nesse caso, o alcance do controle para o PC cai para 10 metros, no máximo, que é o limite da tecnologia Bluetooth. Contudo, caso o receptor USB seja esquecido em casa, o Bluetooth salva sua apresentação.

Logitech Spotlight Presentation Remote: o software é o diferencial

O software pode ser baixado do site ou quando colocamos o receptor USB no computador. O programa tem apenas 15 MB e é responsável por configurar as funções do produto, que faz mais do que passar slides.

Por exemplo, ele controla o tempo de sua apresentação. Ele tem um cronômetro, ajustável de acordo com o tempo que o usuário deseja para realizar a palestra. Em seguida é possível ajustar até 3 alertas de tempo restante. E o controle vibra sempre que nestes momentos, auxiliando o palestrante no gerenciamento do tempo.

Reprodução

O software permite customizar os botões do controle e incluir mais funções, como alertas de final de apresentação

Há a função de zoom, para mostrar detalhes de fotos e gráficos; também há o recurso de destaque, que deixa mais claro apenas a área desejada e, por fim, o tradicional ponteiro laser, que é apenas o ponto vermelho que guiamos na tela.

Reprodução

Acima, o slide original de uma apresentação teste. Abaixo, o mesmo slide com as funções de destaque e zoom, acionadas pelo controle remoto Logitech Spotlight Presentation

Reprodução

Reprodução

Para ativar alguma dessas funções, basta clicar e segurar o terceiro botão; também é possível clicá-lo duas vezes rapidamente para alternar entre as três funções. Depois de acionados, quando mantemos a tecla pressionada, controlamos o ponteiro laser ou os destaques como se fosse um mouse, bastando movimentar o controle.

Ainda é possível configurar mais: voltar a apresentação rapidamente para o início, rolar a tela da apresentação, ou controlar o volume (caso a apresentação tenha áudio), também movimentando o controle e guiando o cursor na tela como se fosse um mouse.

Logitech Spotlight Presentation Remote: conclusão

O controle remoto pode ser considerado por muitos um exagero, mas é muito útil para quem vive de fazendo apresentações. É facílimo de instalar e usar. O único "trabalho" é instalar o software, o que não leva nem 1 minuto. Com a apresentação carregada, é só clicar no botão com a seta para passar a apresentação e pronto. Fiz testes no PowerPoint e Google Slides, mas funciona em qualquer outro, segundo a Logitech. A função de alertas de final de apresentação auxilia muito o palestrante para controlar o tempo de apresentação. Tem ponto negativo? Sim, seu preço elevado, que gira em torno de R$ 350.

Logitech Spotlight Presentation Remote: especificacões técnicas

  • Tipo de conexão: Bluetooth e conexão sem fio de 2.4GHz
  • Alcance sem fio: 30 metros (Pode variar conforme o uso e as condições do ambiente)
  • Indicadores luminosos: LED de conectividade e bateria
  • Detalhes da bateria: Polímero de lítio recarregável, 85 mAh
  • Duração da bateria (recarregável): 3 meses (Pode variar conforme o uso e as condições de computação) 
  • Comprimento do cabo: 140 mm
  • Sensor: Acelerômetro 3D e giroscópio
  • Tecnologia do sensor: Sensor de movimento

DIMENSÕES

  • Controle remoto

    • Altura x largura x profundidade:

    • 131,3 mm x 28,1 mm x 12,1 mm

    • Peso: 49,2 g incluindo a bateria

  • Receptor

    • Altura x largura x profundidade:

    • 40,4 mm x 17,2 mm x 6,8 mm

    • Peso: 3,3 g

  • Comprimento do cabo de carregamento

    • 140 mm

REQUISITOS DE SISTEMA

  • Bluetooth Smart:

    • Windows® 10 ou superior, Windows 8
      macOS X 10.10 ou posterior

      Funcionalidades limitadas (sem software):
      Chrome OS
      Android 5.0 ou posterior

  • Receptor proprietário da Logitech:

    • Windows 10 ou posterior, Windows 8, Windows 7
      macOS X 10.10 ou posterior

      Funcionalidades limitadas (sem software):
      Chrome OS
      Linux®