Notícia - Review do fone de ouvido sem fio Jaybird Tarah: alta qualidade e a prova d`água
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:28/02/19 10:55:10

Review do fone de ouvido sem fio Jaybird Tarah: alta qualidade e a prova d`água


Imagem:


A Jaybird é uma empresa de eletrônicos de consumo sediada em Utah, EUA, e de propriedade da Logitech. Ela tem forte atuação no mercado de fones de ouvido e o review de hoje é sobre um fone para prática fitness chamado Tarah. Confira o nossa avaliação sobre o dispositivo:


Fone de ouvido Jaybird Tarah: Recursos e funcionamento

Esse fone usa tecnologia Bluetooth e é voltado para quem faz esportes. Tem um módulo de controle no meio do cabo que liga os dois fones e tem 3 botões: o do centro serve para atender chamadas, dar play e pausar uma música e também parear o fone com o celular. Os botões das laterais servem para aumentar e diminuir o volume e, quando pressionados por um tempo a mais, um avança a música e o outro retrocede.

Reprodução

O Jaybird Tarah pesa menos do que 15 gramas e é a prova de água

Esse módulo é um tanto grande, porém, não é desengonçado. A vantagem é que é fácil localizar os botões apenas tateando, já que o cabo é curto (veremos isso no próximo tópico). O Jaybird Tarah é certificado pela norma IPx7, o que quer dizer que é a prova de água.

Reprodução

Essa norma garante que ele suporta ser mergulhado na água na profundidade de até 1 metro por 30 minutos. É claro que ninguém vai usá-lo embaixo d’água; o que importa aqui é que ele pode ser lavado embaixo de uma torneira depois de uma carga intensa de exercícios que o encheu de suor. E isso é muito bom.

Fone de ouvido Jaybird Tarah: Aplicativo para configurar modos de som

Os fones da Jaybird podem usar o aplicativo da empresa, disponível para Android e iOS,  para configurar equalizações. São oito opções de equalização e mais uma para personalizar. O app também traz vários podcasts relativos a fitness e vários deles contém músicas para atividades físicas.

Reprodução

Aplicativo da Jaybird tem várias opções de equalização e sugestões de podcasts com músicas para atividades esportivas

Fone de ouvido Jaybird Tarah: desempenho sonoro

Esse fone tem o volume alto e não distorce mesmo quando está no máximo. Para mim foi impossível deixar muito tempo no volume máximo, pois foi bem alto para meu gosto. E foi um dos poucos intra-auriculares que testei que conseguiu alcançar graves intensos. Isso é bem difícil quando se trata de de fones que tem alto-falantes pequenos. E o aplicativo, já citado acima, ajuda também na equalização para deixar de acordo com o gosto do usuário.

Fone de ouvido Jaybird Tarah: design e acabamento

Esse fone é do tipo intra-auricular e usa barbatanas de gel siliconado para ter melhor fixação nas orelhas. Para fitness, essa característica é bem vinda, pois é possível correr e fazer outros exercícios sem que fique caindo da orelha. Ele não é do tipo que entra profundamente no ouvido, portanto, mantém o conforto.

Reprodução

As ponteiras não isolam tanto o som externo como o fone Cloud Earbuds, da HyperX, mas isso é interessante para quando se está fazendo exercícios e precisamos prestar atenção ao redor. O cabo é um dos mais curtos de fones de ouvido (tem 49 cm), mas esse tamanho é ideal para ele não ficar balançando e batendo na nuca durante os exercícios. Outra vantagem do cabo curto é o peso total do produto, que não chega a 15 gramas.

Reprodução

O único problema do cabo curto é o módulo de controle, que acaba ficando para trás, do lado do pescoço e isso prejudica para atender a chamadas, pois o microfone está longe da boca. O fone vem com uma presilha para ajustar o fio mais próximo à cabeça, para balançar o mínimo possível. Além disso, vem também com um clipe para prender na gola da camiseta, na parte de trás, que também é eficiente para o fio não ficar balançando.

Fone de ouvido Jaybird Tarah: duração da bateria e carregador

O fabricante informa que a bateria dura até 6 horas de funcionamento contínuo. Consegui chegar a 5 horas e 20 minutos, com o volume do celular chegando a 70%. Caso tenha esquecido de carregar, ele tem carga rápida; com 10 minutos de carga é garantido 1 hora de uso. E com duas horas de carga, podemos chegar a 6 horas de uso.

Reprodução

Para carregar, é utilizado um cabo de formato proprietário, o que achei ruim. Se perder esse cabo, vai ser difícil encontrar outro no Brasil. Sem ele não há maneira de carregar o fone. Outro detalhe importante que li no manual: é preciso ter cuidado para não usar um carregador de celular que seja turbo ou que forneça mais do que 5 volts. Portanto, é necessário estar atento a isso e, por segurança total, carregue o fone em uma USB 2.0 de notebook ou desktop.

Fone de ouvido Jaybird Tarah: conclusão

Este fone Bluetooth vai agradar quem não dispensa música enquanto pratica exercícios físicos. Muito leve (não chega a 15 gramas), tem barbatanas de silicone para ficar bem fixo às orelhas e pode ser lavado sem problemas porque é a prova de água. A bateria tem duração máxima de 6 horas e, com apenas 10 minutos de carga, é possível usa-lo por 1 hora.

O volume alcançado é alto e os graves atingem um nível de boost elevado, o que surpreendeu por este fone ser do tipo intra-auricular. O software mantém o usuário informado de quanta carga ainda resta na bateria, algo que é um diferencial também. O que não agradou foi o cabo que vem para carregar o fone, pois o conector tem formato proprietário, o que significa que, se perder esse cabo, que é pequeno, nenhum outro consegue carregar a bateria. Ou seja, você terá de contar com a sorte para conseguir outro item nesse formato. Ou comprar outro fone.