Notícia - Estes "monstros marinhos" não são nada do que você pensa
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:08/03/19 08:23:22

Estes "monstros marinhos" não são nada do que você pensa


Imagem:


No início das grandes navegações europeias muitos marinheiros morriam de medo de encontrar terríveis monstros marinhos com tentáculos gigantescos e várias cabeças. Monstros de todos os tipos eram registrados em mapas dos séculos X ao XVII, nos tempos medievais e renascentistas.

Esses monstros tinham como inspiração criaturas reais de enciclopédias ilustradas, e às vezes eram híbridos imaginários entre animais terrestres e aquáticos.

É possível que algum marinheiro que tivesse encontrado um macho jubarte pronto para acasalar tenha pensado que estava diante de um terrível tentáculo de monstro. As jubarte vivem em todos os oceanos e têm um pênis retrátil de até 3 m de comprimento. O nome oficial dos pênis de qualquer espécie de baleia é pink floyd (que não tem nada a ver com a banda de mesmo nome) justamente por sua coloração rosa.

Essa visão é rara, porque geralmente o pênis fica escondido na fenda genital dos machos. A cena pode ser vista quando há um grupo de machos perseguindo uma fêmea para acasalar. Esses machos estão em competição entre si para conseguir ser o acompanhante primário da fêmea.

Os machos costumam exibir seu pênis tanto para a fêmea-alvo quanto para machos outros. “Não está claro que função esse comportamento tem em um grupo de competição”, dizem os pesquisadores que captaram o vídeo abaixo, que mostra uma jubarte nadando com o pênis exposto:

O maior pênis do mundo


Mas o maior pênis do mundo pertence à baleia azul, que também é o maior animal que vive na Terra atualmente. Esses animais têm entre 27 e 32 m de comprimento, e seus pênis têm entre 2,4 e 3 m.

Elas também costumavam ser abundantes em todos os oceanos até o século XX, quando caçadas as colocaram na lista de animais ameaçados de extinção.

Na época de acasalamento, esses grupos que ainda vivem nos oceanos Atlântico, Pacífico, Antártico e Índico migram para águas mais quentes como Golfo do México e litoral da Costa Rica. [Whale FactsWhale FactsPacificwhale]