Notícia - O que é Reiki? Desvende tudo sobre a energia do Reiki
 A Mente é Maravilhosa Publicou uma notícia no dia:03/06/19 09:33:33

O que é Reiki? Desvende tudo sobre a energia do Reiki


Imagem:


Reiki é uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Se o nível de energia vital está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.

Quer saber tudo sobre Reiki e sua energia vital? Para entender o que é Reiki, vamos começar com o significado de seu nome.

O que significa a palavra Reiki

“Reiki” é uma palavra originada no idioma japonês dividida em dois kanjis, “REI” e “KI”. Portanto, o significado de Reiki é compreendido explicando separadamente cada uma delas.

tudo sobre reiki: significado da palavra

Fonte da imagem: change of perstective

“REI”: energia cósmica universal

Durante a iniciação ao Reiki, o indivíduo é religado àquilo que chamamos de “REI”, cujo significado é energia universal, e que pode ser descrita das mais diversas formas: primeira fonte, fonte primordial ou qualquer outra denominação que represente essa criação primária, essa energia vital do universo. O “REI” representa a sabedoria divina.

“KI”: energia vital

O “KI” representa a força vital, o calor e energia irradiados do corpo, seja de um homem ou de um animal, pois esta energia está presente em todos os seres vivos.

É conhecida por diferentes nomes dependendo da cultura, por exemplo, na Rússia chamam de “energia bioplasmática”, na Polinésia de “mana”, na Índia de “prana” e na China de “chi”. Ocorre que, como o Reiki foi descoberto no Japão pelo japonês Mikao Usui, foi utilizada a palavra japonesa “KI”, que significa “força da vida” ou “energia vital”.

Definição de Reiki

Portanto, a tradução literal da palavra japonesa Reiki seria “energia vital universal”. Mas para que o significado de Reiki fique mais bem explicado, podemos interpretá-lo da seguinte maneira:

O Reiki é um método terapêutico que permite a qualquer pessoa despertar dentro de si a energia cósmica universal (REI), ligar-se a ela e com ela harmonizar sua própria energia vital (KI), bem como a de qualquer outra pessoa ou ser vivo.

Vale lembrar que a forma correta e de escrita é Reiki. Heiki, reique e raique podem soar parecidos, mas são apenas aportuguesamentos da palavra.

O que é a energia vital Reiki?

Como foi explicado, o Reiki é uma energia de cura extremamente positiva e benéfica que auxilia no tratamento de doenças, aumenta a sensação de bem-estar e até mesmo promove a expansão das consciência. O reiki funciona como tratamento espiritual, físico e emocional.

A capacidade de usar o Reiki não é ensinada no sentido usual, mas transferida para o aluno durante sua iniciação no curso de Reiki. Essa habilidade é passada por um mestre Reiki e permite ao aluno explorar um suprimento ilimitado de “energia vital” Reiki para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

O Reiki está ligado a algum religião?

Seu uso não dependente de sua capacidade intelectual ou seu desenvolvimento espiritual e, portanto, está disponível para todos. O Reiki tem sido ensinado e transmitido, com muito sucesso, para milhares de pessoas, de todas as idades e origens.

Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual, não é uma religião. Não tem nenhum dogma e não há nada em que se deva acreditar a fim de receber, aprender ou usar Reiki. Na verdade, Reiki não é dependente de crença e vai fluir da mesma forma, crendo em sua força ou não.

Como o Reiki vem do Universo, muitas pessoas acham que seu uso os coloca em contato com a experiência de sua religião ao invés de ter apenas um conceito intelectual dela, mas esta é só uma forma de olhar esta energia e entender o que é o Reiki.

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Existem, sim, os princípios do Reiki, que são como lições para uma vida mais harmoniosa, mas o Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito.

Ficou interessado? Veja em nosso post como fazer Reiki.

Como funciona o tratamento Reiki

Em um tratamento de Reiki, o paciente sente como se um maravilhoso fluxo de energia positiva passasse através e ao redor de seu corpo. O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito.

Seus efeitos benéficos incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar.

Reiki é um método simples, natural e seguro de cura espiritual e melhora que todos podem usar. Pode ser usado também em conjunto com todos os outros tratamentos médicos ou terapêuticos para aliviar efeitos colaterais e promover recuperação mais rápida. Não há nenhuma contraindicação.

Como é uma sessão de Reiki?

Durante uma sessão, o mestre ou terapeuta responsável aplica o Reiki colocando as mãos sobre áreas específicas do corpo do paciente, onde estão localizados os principais chakras, de forma a recompor o equilíbrio energético dele.

Diferentes tipos de Reiki

Neste artigo explicamos tudo sobre o Reiki e sua energia, mas existem diversas práticas de Reiki que se derivaram do método criado por Mikao Usui. Entre eles, podemos citar o Reiki Essencial (que surgiu para facilitar a prática), o Reiki Tibetano, o Karuna e até mesmo o Reiki Xamânico, que é baseado na sabedoria dos indígenas.