Notícia - Big Data
 A Mente é Maravilhosa Publicou uma notícia no dia:03/06/19 10:04:46

Big Data


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A criação de novos produtos, um marketing mais direcionado e tomadas de decisões mais acertadas estão acontecendo graças ao Big Data e ao cruzamento de informações entre as diversas fontes de dados.

Mas muita gente se pergunta “o que é esse tal de Big Data?”. Como o volume e diversidade de dados compõem a força do Marketing por Dados, a utilização do conceito Big Data se torna imprescindível em nosso dia a dia. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é Big Data e todas suas possibilidades para você entender o quanto é promissor esse conceito e suas aplicações em seu dia a dia.

O que é Big Data?

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.

Para muitos o conceito Big Data é algo novo, mas mesmo antes de existir qualquer meio digital e/ou tecnologias computacionais, os dados já eram gerados. A diferença é que nos dias de hoje geramos muito mais dados com dispositivos como celular e TVs. Além disso, temos as mídias sociais que geram a todo tempo informações majoritariamente públicas. O diferencial do Big Data está justamente atrelado à possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos. A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados nos força a inovar e ter esse caminho como premissa básica nos negócios.

Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.


Os V’s do Big Data

Uma maneira simples de complementar a explicação do contexto do Big Data é falar sobre os V’s do Big Data.

Variedade: Quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também maiores as possibilidades que tenho para gerar informação útil. Por isso a variedade de dados é tão importante. Aqui já é bom dizer que chamamos de fonte de dados os locais onde os dados são armazenados, portanto ferramentas como Google Analytics, RD Station, Facebook e apps como o Whatsapp são fontes de dado.

Velocidade: A velocidade trata de um dos grandes desafios do Big Data. Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. É necessário gerar informação com a maior agilidade possível para as tomadas de decisão sejam efetivas.

Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira. O emaranhado de dados pode nos confundir, por isso todo cuidado é pouco para obtermos veracidade dos dados.

Valor: O último V é o valor. Se você direcionou esforços para gerar uma informação que não serve para nada, o valor do trabalho realizado será perto de zero, portanto, precisamos entender muito bem o contexto e necessidade para gerar a informação certa para as pessoas certas. Por isso falamos tanto em “informação útil”.

Quem usa Big Data nos dias de hoje?

Muitas empresas já possuem os diversos tipos de dados que compõem o Big Data. Porém, de nada adianta termos dados apenas por tê-los. Isso é custo. Se não pudermos “torturá-los até que nos confessem algo” teremos apenas um bando de informações aumentando nossos custos de armazenamento em servidores, sejam internos ou em nuvem.

Hoje a grande maioria das empresas que utilizam o Big Data são gigantes de mercado, como Google, Facebook, IBM ou entidades governamentais. A UPS, empresa de entregas americana, tem diversos exemplos de utilização de Big Data. Um, porém, me  impressionou. Com cruzamentos realizados com as atividades das rotas de entregas, eles conseguiram economizar 38 milhões de litros de combustível e realizaram mais 350 mil encomendas por ano!

Sabe como? Eles proibiram seus motoristas de dobrar à esquerda. Louco isso não? Quer saber um pouco melhor sobre o caso? Veja aqui.

Mas o Big Data não é apenas para empresas grandes. Temos alguns exemplos de empresas brasileiras não tão grandes aproveitando esse caminho para crescer e inovar como o caso da Zacarias veículos, que utilizou o Big Data e conseguiu se manter em 2015 e 2016 sem realizar uma demissão para diminuição de custos.

Não tenha dúvidas, o Big Data é para você. Independente do tamanho de sua empresa. Sem dúvidas, muito trabalho é necessário para chegar ao ponto de conseguir ter um trabalho de Marketing por Dados em sua empresa. Mas a boa notícia é que, não é algo complexo, mas trabalhoso. E quando sua empresa tiver tudo arrumadinho, estará sem dúvida alguma à frente de seus concorrentes.

Aproveite que pouquíssimas companhias no Brasil ainda não estão com esse mindset e coloque sua empresa entre as primeiras a implementar esse pensamento. Temos uma grande oportunidade pela frente!


Onde estudar sobre Big Data

Um grande desafio enfrentado na Buscar ID quando iniciamos nossos primeiros passos em Marketing por Dados foi encontrar fontes confiáveis para estudar sobre o assunto, que ainda é muito pouco abordado.

Mas uma boa notícia para você é que filtramos alguns portais gratuitos e pagos para aprimorar ainda mais seus conhecimentos nesse mundo analítico apaixonante. Vamos lá!

  1. Udacity – Portal com diversas aulas sobre análise de dados, Machine learning e outras novas tecnologias com aulas de profissionais de empresas como Google, Adobe, Amazon, at&t entre várias outras gigantes do vale do silício.
    $$$ – Existem aulas gratuitas e pagas

  2. Big data University – Esse foi um dos últimos sites que encontramos e estudamos por ele até hoje. Excelente fonte de conhecimento. Muito completo!
    $$$ – GRATUITO

  3. Big data University Brasil – Versão brasileira do Big Data University. Excelente fonte de conhecimento. Utilizamos até hoje na Buscar ID.
    $$$ – GRATUITO

Marketing por Dados – Claro que não podemos deixar de falar do nosso portal 100% de marketing por dados. Não deixe de nos visitar e acompanhar as redes sociais da Buscar ID para novidades de conteúdo. Além disso, assine nossa newsletter para se manter atualizado sobre Marketing por Dados.

Brasil se destaca na América Latina, correspondendo por quase metade de todo o faturamento do setor na região. Crescimento da AL nos próximos cinco anos deve ser de 19,2%.

O mercado brasileiro de Big Data e Analytics (BDA) fechou 2017 em US$ 1,35 bilhão, segundo números do relatório “Latin American Big Data and Analytics (BDA) market”, da Frost & Sullivan. O estudo aponta que o Brasil representa 46,7% do mercado latino-americano, que fechou o ano passado no valor de US$ 2,9 bilhões e tem taxa de crescimento composto anual de 19,2% até 2023, quando deve chegar a US$ 8,5 bilhões.

A Internet das Coisas (IoT) é o principal vetor do crescimento nos próximos anos, devido à necessidade de extração e análise em tempo real dos dados capturados por dispositivos e sensores conectados. A Frost & Sullivan acredita que as empresas que investem na construção e expansão de ativos de BDA poderão se beneficiar de oportunidades que as informações podem trazer, gerando insights e melhorando a experiência do consumidor.

Por outro lado, diversos fatores limitam o crescimento do mercado de BDA na região, como infraestrutura legada, orçamentos restritos da área de TI e falta de mão de obra especializada. Para atender a necessidade de profissionais mais especializados, a Frost & Sullivan recomenda que as empresas invistam no treinamento de seus funcionários e no desenvolvimento de cursos de extensão.

A consultoria também estipulou outras cinco maneiras de impulsionar oportunidades de BDA na América Latina:

  1. Soluções acessíveis de Hadoops: Adotar ou desenvolver novas soluções na plataforma Hadoop para reduzir custos e melhorar desempenho durante as atividades de processamento de dados.

  2. Soluções analíticas em Real-time: A maior utilização no que diz respeito ao uso de redes sociais, penetração de smartphones e e-commerce, aumentou a necessidade de análise dinâmica de dados. Empresas devem concentrar-se em como tirar proveito dessa maior base da dados sendo gerada em real time.

  3. Soluções não Técnicas: Soluções que não precisam de habilidades técnicas para serem implementadas na análise dos dados. Repensar as ferramentas para criar soluções fáceis de usar, que forneçam recursos para visualizar e facilmente criar análises a partir de dados brutos estão sendo cada vez mais demandadas.

  4. Abordagem Setorial: Desenvolvimento de soluções focadas no atendimento dos principais setores da indústria que adotam e utilizam análises avançadas de distintas maneiras. As principais verticais em termos de investimento em BDA, incluem serviços financeiros, varejo e telecomunicações.

  5. Abordagem Consultiva: Educar o mercado em relação aos benefícios e retorno sobre investimento na implementação de soluções de BDA