Notícia - PlayStation 5: confira todos os detalhes do novo videogame
 Ei, Nerd Publicou uma notícia no dia:21/10/19 14:52:21

PlayStation 5: confira todos os detalhes do novo videogame


Imagem:


Era apenas uma questão de tempo e esse dia chegou: a Sony, enfim, confirmou o PlayStation 5 de forma oficial nesta terça-feira (8). A informação está longe de ser uma novidade, já que diversas informações sobre o próximo console da empresa já havia sido divulgadas nos últimos meses.

Confira abaixo tudo o que sabemos até o momento a respeito do PlayStation 5, levando em conta tudo o que foi divulgado até o momento.

Lançamento: o PlayStation 5 chega ao mercado no final de 2020, especificamente nas festas de final de ano. Desta forma, você tem pouco mais de um ano pra já ir guardando dinheiro e comprar o próximo console da Sony. 

8K: o console também contará com suporte para gráficos na qualidade 8K, o que parece apropriado, já que as primeiras televisões que suportam essa resolução já estão chegando ao mercado. Assim, prepara-se para jogar games com uma qualidade impressionante.

SSD: pode esquecer o HD como unidade de armazenamento do PlayStation 5. O próximo console da Sony conta com o chamado SSD, que é conhecido por sua rápida velocidade de leitura. Por exemplo, acredita-se que ele chega a ser 19 vezes mais rápido que os atuais métodos utilizados.

Em uma demonstração feita recentemente, um PS4 Pro levou oito segundos para carregar as telas do game Spider-Man, enquanto que o novo sistema SSD conseguiu fazer o mesmo em menos de um segundo.

Controle: Peter Rubin, repórter do site Wired, já colocou sua mãos em um protótipo controle do PlayStation 5 e disse que ele é bem parecido com o do PlayStation 4, então não espere nada de muito diferente.

Ainda assim, ele tem algumas novidades. Tudo leva a crer que o controle pode ter embutido nele um assistente de voz, da mesma forma que um smartphone; seu joystick será “tátil”, com tecnologia háptica (Rubin deu o seguinte exemplo: quando jogou uma versão adaptada de Gran Turismo Sport, sentiu as diferença de quando o carro estava dentro e fora da pista) e ainda deve ter um speaker para aprimorar a experiência de jogo.

Retrocompatibilidade: muitos jogadores ficaram decepcionados quando descobriram que o PlayStation 4 não teria retrocompatibilidade com os jogos do PS3. 

Pelo visto, a Sony se sensibilizou com seus fãs e já anunciou que o PlayStation 5 terá retrocompatibilidade com os games do PS4.

Ainda assim, existe um pequeno motivo para ficar com um pé atrás. Para a famosa revista de games japonesa Famitsu, um representante da Sony disse que a tecnologia de retrocompatibilidade ainda está em desenvolvimento para garantir que todos games do PS4 sejam jogados no PS5. 

Em outras palavras, é possível imaginar que nem todos os jogos de PS4 rodem no PS5, ao menos, em um primeiro momento. No entanto, vamos aguardar mais novidades e informações com o decorrer dos próximos meses

Além disso, a empresa também já disse que seu novo console ainda terá suporte à atual geração de óculos de realidade virtual do PlayStation, o PSVR.

Processadores: o PlayStation 5 terá um poderoso processador de oito núcleos, com arquitetura 7 nm, inspirado na terceira geração de chips Ryzen, da AMD. Além disso, seu processador gráfico será baseado na linha Radeon Navi, da mesma empresa, além de suporte à tecnologia ray tracing.

O suposto visual: O site The Enemy encontrou, no mês de agosto, um registro de patente do PlayStation 5 no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que pode se tratar do suposto visual do console. Confira na imagem abaixo:

Essa patente também foi localizada na World Intellectual Property Organization (Wipo), órgão que regulamenta a protege propriedades intelectuais pelo planeta. No entanto, a imagem pode se tratar apenas do “dev kit”, ou os kits de desenvolvimento que a Sony distribui para as produtoras de games. Quem fez essa revelação foi o produtor Matthew Stott, em uma publicação já removida de seu perfil no Twitter.

Pelo visto, ainda é melhor esperar algo oficial por parte da Sony para descobrirmos o visual do PlayStation 5.

Seu nome oficial: para terminar, existiam especulações de que a Sony poderia, pela primeira vez, abandonar a numeração na nomenclatura do sucessor do PS4.

E como você viu, era pura especulação mesmo. O novo console se chama PlayStation 5 e ponto final.