Notícia - Novo produto promete eliminar até 95% dos percevejos e da mosca-branca
 Canal Rural Publicou uma notícia no dia:14/11/19 16:18:09

Novo produto promete eliminar até 95% dos percevejos e da mosca-branca



Finalmente o Brasil terá um novo produto para o combate de duas pragas que trazem muitos prejuízos para a soja brasileira: o percevejo e a mosca branca. Lançado pela Ihara, o Zeus, a base da molécula Dinotefuran, começará a chegar aos revendedores de todo o país a partir da próxima semana e promete não só uma eficiência de até 95% contra os insetos, mas também o dobro do período de controle dos produtos atuais.

Há mais de 12 anos os produtores de soja do Brasil usam os mesmos princípios ativos para controlar uma das piores pragas da cultura, o percevejo. O resultado pode ser visto na última safra, no qual os produtores gastaram até 2,5 vezes mais para controlar as mesmas pragas, do que investiram em 2015, segundo a Ihara.

O número de aplicações para eliminar a praga das lavouras também preocupa: de 8 na soja convencional e de 5 na soja transgênica. “Os primeiros produtos contra percevejos surgiram em 2004. E os produtores usam a mesma molécula há mais de 12 anos. A cada ano aumentam as doses, a resistência e o número de pragas”, afirma o pesquisador e professor na Unesp, Geraldo Papa.

O especialista, aliás, começou a pesquisar o Dinotefuran antes mesmo da Ihara e, por isso, foi um dos responsáveis por testar a nova molécula em campo. “Ao fim de dos testes, os produtores das áreas usadas sempre me perguntavam quando aquele produto entraria no mercado, pois o resultado dele é muito melhor do que os atuais”, afirma Papa.

Ele explica que o pior problema de não ter novos produtos há tanto tempo, com princípios ativos diferentes, é justamente a resistência gerada nos insetos. “A resistência não interessa a ninguém e ainda diminui as opções de produtos, além é claro, de aumentar o número de aplicações. Nem a Ihara acha interessante o produtor usar só esse produto. O certo é rotacionar os princípios ativos, até para que o produto tenha uma vida mais longa”, afirma o pesquisador.

Diferenças dos produtos atuais

Entre os pontos bastante ressaltados pela Ihara sobre o novo produto a base de Dinotefuran, está o fato de o Zeus ter um efeito de choque e residual únicos contra percevejo na soja. Ou seja, os insetos morrem mais rapidamente, em maior quantidade e, os efeitos do produto permanecem ativos nas lavouras por até 14 dias.

“Ao se fazer uma aplicação a expectativa é que se elimine quase todas as pragas. Nosso produto mata até 95% das pragas. Os produtos no mercado tem uma eficiência 15% menor. Claro que a praga tende a voltar e o prolongado período de controle retardará isso. Os produtos no mercado mantém um período de controle de até 7 dias após a aplicação, enquanto o Zeus permanece por até 14 dias”, afirma Clayton Emanuel da Veiga, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Ihara.

Além dos percevejos o produto também combate outros sugadores de seiva, como a mosca-branca, no qual possui a mesma eficiência, de até 95% no combate. “É normal que na agricultura tropical o número pragas seja maior, pois não há o inverno para interromper o ciclo delas. Mas o Zeus entrará com o mesmo funcionamento dos produtos atuais, ou seja,antes de aplicar é importante monitorar a área, notar um número específico de insetos por metro quadrado, para somente então aplicar o inseticida”, diz Papa.

Quando chegará ao Brasil?

Segundo ele, mercados como a Argentina, Estados Unidos e toda a Ásia já usam o produto, que deve chegar nas revendas a partir da próxima semana. “O produto já estará disponível para esta safra. Na próxima semana já começamos a disponibilizar para parte da nossa rede de distribuição, ou seja, revendedores, cooperativas e parceiros. Ao todo são mais de 800 pontos de vendas pelo Brasil”, diz Veiga.