Notícia - Amigos próximos têm atividade cerebral parecida, afirma estudo
 HMT Publicou uma notícia no dia:20/03/18 20:48:07

Amigos próximos têm atividade cerebral parecida, afirma estudo


Imagem:


Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. O velho ditado, segundo um grupo de pesquisadores da universidade norte-americana Dartmouth, está mesmo correto. Amigos têm respostas neurais similares a estímulos. Comparando os resultados de exames, os cientistas conseguiram descobrir quem era amigo de quem.

Para chegar à conclusão, o estudo analisou a amizade de 280 estudantes que faziam graduação na mesma universidade. Os pesquisadores estimaram a distância social entre duplas de indivíduos baseados nas amarras sociais mutuamente declaradas. Em seguida, 42 desses estudantes foram postos para ver vídeos variados, incluindo comédia, política, ciências e música, enquanto uma máquina de ressonância magnética escaneava a atividade cerebral. Todos viram os mesmos vídeos, na mesma ordem, com as mesmas instruções.

“As respostas neurais aos estímulos dinâmicos e naturalistas, como os vídeos, podem nos dar uma janela nos processos de pensamento espontâneo, sem as restrições das pessoas à medida que se desenrolam”, afirma a autora do estudo, Carolyn Parkinson, que na época fazia pós-doutorado em psicologia e ciências do cérebro em Dartmouth.

Leia mais:
Ter um melhor amigo de infância é bom para a saúde, segundo a ciência
Metade dos seus amigos não te considera amigo de verdade

Ao comparar os resultados, descobriram que as similaridades na resposta neural eram mais presentes entre amigos, e esse padrão parece se manifestar nas regiões do cérebro relacionadas à resposta emocional, ao direcionamento de atenção e ao raciocínio avançado.

Mesmo quando os pesquisadores controlaram as variáveis, como comparar canhotos com destros, idades, gênero e nacionalidade, as similaridades entre os amigos ainda eram evidentes.

Assim, conseguiram determinar se duas pessoas eram amigas ou não, e qual a distância social entre os dois. Amigos têm mais em comum que amigos de amigos, que por sua vez tem mais similaridade que um amigo de um amigo de um amigo.   
 
“Nós somos espécies sociais e vivemos nossas vidas conectados com todo mundo. Se queremos entender como o cérebro humano funciona, nós temos que entender como os cérebros funcionam juntos — como uma mente molda a outra”, disse Thalia Wheatley, professora de psicologia e ciências do cérebro em Dartmouth. 

O plano agora é investigar se nós gravitamos naturalmente em direção às pessoas que veem o mundo do mesmo jeito que nós, se nós nos tornamos mais similares quando compartilhamos experiências, ou se as duas coisas acontecem ao mesmo tempo.