Notícia - Carne de Laboratório: a bilionária indústria da carne está ameaçada
 StartSe Publicou uma notícia no dia:23/04/18 16:20:19

Carne de Laboratório: a bilionária indústria da carne está ameaçada


Imagem:


O Brasil possui as duas maiores processadoras de proteína animal do mundo, JBS e Marfrig. Só e 2017 o país exportou 6,54 milhões de toneladas de proteína, totalizando mais de US$ 15 bilhões. O rebanho bovino brasileiro soma mais de 200 milhões de cabeças.

Porém, mesmo com números tão expressivos, é um mercado que está ameaçado. Pela primeira vez, uma inovação surgida no Vale do Silício, berço de grandes revoluções como Uber, Airbnb e Netflix, tem colocado uma pedra no sapado dos grandes produtos mundiais de carne.

Esse assunto, aliás, será tratado durante do Agrotech Conference, maior evento já feito no Brasil sobre as novas tecnologias que vão impactar o agronegócio brasileiro.

A empresa agrotech americana Impossible Foods criou o primeiro hambúrguer do mundo de base vegetal, com sabor e aroma idênticos à carne bovina. Feito de proteínas de trigo e batata, diversos vegetais, óleo de coco, vitaminas e leghemoglobina, extraído da raiz da soja.

Esse último ingrediente, conhecido como “heme”, é um líquido vermelho que dá o aspecto suculento e o sabor de carne bovina ao hambúrguer. O resultado é impressionante. Quem comeu, afirma que pode facilmente substituir a carne bovina, garantindo que o cheiro, o sabor e até o barulho do hambúrguer fritando são idênticos ao original.

E não, isso não é apenas uma história bonita. O novo hambúrguer está a venda em dezenas de lanchonetes americanas, incluindo a rede de fast-food White Castle, presente em 11 estados americanos. A Impossible Foods tem Bill Gates como um dos investidores e já recebeu mais de US$ 100 milhões em diversos aportes.

Esse é o primeiro passo para uma revolução gigantesca na indústria de proteína animal. Se a Impossible Foods for bem-sucedida no que está fazendo e as pessoas a aceitarem, a carga ambiental que eles removerão será tão grande que os benefícios seriam inumeráveis.

Quer saber mais sobre as tecnologias e inovações que estão revolucionando o agronegócio brasileiro e mundial? Participe do Agrotech Conference, que acontece em São Paulo. Acesse o site oficial e veja todos os detalhes.