Notícia - Esta é a primeira imagem direta de uma estrela sendo estraçalhada por um buraco negro
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:15/06/18 00:52:53

Esta é a primeira imagem direta de uma estrela sendo estraçalhada por um buraco negro


Imagem:


Pela primeira vez, astrônomos fizeram uma imagem direta da formação e expansão de um jato de material expelido quando a poderosa gravidade de um buraco negro supermassivo destruiu uma estrela que se aproximou muito dele.

A pesquisa foi liderada por Miguel Perez-Torres, do Instituto Astrofísico da Andaluzia (Espanha), e Seppo Mattila, da Universidade de Turku (Finlândia), que conduziram uma equipe de 36 cientistas de 26 instituições de todo o mundo.                                   O evento ocorreu em um par de galáxias em colisão chamado Arp 299, a cerca de 150 milhões de anos-luz da Terra.

No centro de uma das galáxias, um buraco negro com 20 milhões de vezes mais massa que o sol despedaçou uma estrela com mais que o dobro da massa do sol, desencadeando uma cadeia de ações.

Apenas um pequeno número dessas mortes estelares, chamadas de “eventos de ruptura de maré” (na sigla em inglês, TDE) já foram detectadas, mas não em tantos detalhes.                                As observações desse evento foram iniciadas em 30 de janeiro de 2005, quando astrônomos usando o telescópio William Herschel, nas Ilhas Canárias, descobriram a explosão brilhante de emissão infravermelha. Em 17 de julho de 2005, uma nova e distinta fonte de emissão de rádio foi detectada no mesmo local.