Notícia - Simulação: mudança climática matou os aliens e possivelmente vai nos extinguir também
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:19/06/18 02:24:47

Simulação: mudança climática matou os aliens e possivelmente vai nos extinguir também


Imagem:


De acordo com o astrofísico Adam Frank, a mudança climática pode ser o motivo pelo qual nunca encontramos aliens.

Quando uma civilização não sabe lidar com seus recursos naturais limitados, seu destino é certamente a extinção.

E os seres humanos podem estar fadados ao mesmo resultado.

Recursos limitados e civilização intensa em energia

Frank é professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York, nos EUA. Seu estudo traz uma visão antropogênica das alterações climáticas, ou seja, analisa grandes mudanças no clima causadas por seres humanos.

Usando modelos matemáticos baseados no desaparecimento de uma civilização real – os antigos habitantes da Ilha de Páscoa -, Frank e seus colegas simularam como várias civilizações alienígenas poderiam evoluir e se extinguir se exagerassem na conversão de seus recursos naturais limitados em energia.

“As leis da física exigem que qualquer população jovem, construindo uma civilização intensiva em energia como a nossa, tenha feedback sobre seu planeta”, disse Frank em um comunicado. “Ver a mudança climática neste contexto cósmico pode nos dar uma melhor visão do que está acontecendo conosco agora e como lidar com isso”.Os resultados das simulações não são nada animadores. De quatro “cenários” prováveis para civilizações intensas em energia, três terminam em apocalipse. O quarto cenário – um caminho que envolve converter toda a energia a fontes sustentáveis – funciona apenas quando a civilização reconhece os danos que está causando ao planeta a tempo de reagir. “Mesmo se você faz a coisa certa, se você esperar muito tempo, você ainda pode ter o colapso da população”, sentencia Frank.

Simulações

Frank utilizou a antiga civilização da Ilha de Páscoa como modelo para suas simulações. Essa ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico, está situada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile.