Notícia - Estes ossos contam a perversa história de uma batalha bárbara
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:26/06/18 01:36:49

Estes ossos contam a perversa história de uma batalha bárbara


Imagem:


Milhares de ossos de adolescentes e homens foram encontrados em um pântano na Dinamarca, contando a história de uma feroz batalha ocorrida 2.000 anos atrás.

Os esqueletos foram desenterrados por pesquisadores da Universidade de Aarhus, e as descobertas arqueológicas foram publicadas em um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Combatentes despejados em um pântano

Sem registros escritos para explicar o que aconteceu ou um campo de batalha para vasculhar por evidências, os especialistas estão tentando desvendar a história dessa atrocidade a partir dos próprios ossos que foram despejados no pântano.

As vítimas podem ser representantes de povos germânicos muitas vezes descritos como “bárbaros” pelos romanos, por sua natureza violenta.

Quatro ossos pélvicos suspensos em paus estavam entre os restos mortais de pelo menos 82 homens mortos revelados nas escavações em Alken Enge, na Península da Jutlândia, na Dinamarca. Isso indica que o “enterro” foi uma ação organizada e ritual.

O sítio arqueológico, que vem sendo estudado desde 2009, é a descoberta mais antiga de “um grande contingente de combatentes do início do século I dC”.                                                      

Bárbaros mortos por romanos?

“Os ossos estão extremamente bem preservados”, disse uma das pesquisadoras do estudo, Mette Løvschal, do Departamento de Arqueologia e Patrimônio da Universidade de Aarhus. “E podemos ver coisas incomuns, como marcas de animais e marcas de cortes de armas afiadas”.

Os mais de 2.300 ossos humanos estavam contidos em sedimentos de turfa e de lago em mais de 75 hectares de zona úmida. A datação por radiocarbono sugere que são de 2 aC a 54 dC.

Nesta época, os soldados romanos estavam pressionando uma expansão para o norte. Por volta do ano 7 dC, os romanos sofreram uma perda maciça nessa região, na qual dezenas de milhares de guerreiros foram mortos pelo povo germânico.