Notícia - Pele madura: dicas de cuidados e de maquiagem para mulheres acima dos 40 anos
 Delas Publicou uma notícia no dia:28/06/18 14:45:06

Pele madura: dicas de cuidados e de maquiagem para mulheres acima dos 40 anos



Entre os 40 e 50 anos de idade, a pele começa a amadurecer e linhas de expressão começam a aparecer; veja como cuidar da pele nesse período

Não é novidade que as experiências de vida são o que tornam uma mulher madura, mas você sabia que a sua pele também amadurece com a idade? Por causa disso, certos cuidados começam a se tornar essenciais, os cosméticos precisam ser mais específicos e, algumas vezes, é necessário até prestar atenção em hábitos, como ao utilizar maquiagem , por exemplo.

 

Segundo a dermatologista Ana Carolina Sumam, a pele começa a ser considerada madura no período em que a mulher está na menopausa, ou seja, entre os 40 e 50 anos de idade. "Esse termo 'pele madura' é devido as alterações que a pele sofre pela redução de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona."

A especialista explica que a diminuição da produção de hormônios faz com que a pele acabe perdendo a firmeza, elasticidade e a hidratação. "A gente passa a produzir menos fibras de colágeno e fibras elásticas, que são o que dão sustentação e hidratação para pele. Por isso, a pele tende a ficar mais fina e formar mais rugas", diz. Entretanto, ela afirma que os cuidados não precisam ser diferentes se você já possui o hábito de cuidar da pele. "Hoje em dia, os médicos focam muito na prevenção, porque o ideal é que a mulher já esteja tendo esses cuidados desde a juventude."

O que ela recomenda, porém, é redobrar a rotina de cuidados, mantendo a pele sempre saudável, utilizando produtos com ativos potentes que ajudam a aumentar a hidratação, elasticidade, firmeza e produção de colágeno, além de ativos oxidantes. "Todos esses cuidados visam justamente diminuir esses danos, mas os cosméticos são limitados, por isso também existem tratamentos estéticos que podem ajudar."

A profissional também lembra a importância de não se esquecer do filtro solar em nenhum dia. "O protetor é essencial e um cuidado primordial, mas também é preciso que a mulher use desde a juventude para que tenha um melhor efeito", explica.

 

Maquiagem para pele madura

 


É preciso ter mais cuidado com a quantidade ao aplicar maquiagem, já que a pele madura é mais fina, sensível e seca

Em relação a maquiagem, Ana Carolina diz que, como a pele madura é mais ressecada e mais fina, é preciso ter cuidado com a quantidade aplicada na pele, para que não fique nenhum excesso que marque as rugas e marcas de expressão que aparecem com a idade.

A recomendação da especialista é ter cuidado principalmente na hora de aplicar a base e pó compacto pelo rosto. "Também é preciso cautela em relação à área dos olhos, porque o excesso de maquiagem pode evidenciar as rugas nas pálpebras. Aplique o pó compacto apenas na 'zona T' e, se necessário, pó translucido para finalizar e ajudar a manter a maquiagem."

Fabinho Araújo, beauty artist do Criar, concorda com a dermatologista e explica que, dependendo da consistência do produto que a mulher com pele madura usar, também pode deixar as marcas do rosto em evidência. "O segredo é usar o mínimo de produto possível", diz.

Segundo ele, a base precisa ter uma boa cobertura, mas não pode ser grossa, ou seja, precisa ter uma consistência mais leve. O profissional também não recomenda o uso de corretivos pastosos e explica que o produto e o pó compacto devem ser usados com muito cuidado, pois podem deixar as marcas da idade ainda mais aparentes.

Elton Thadeu, make-up artist do Studio Tez Spa do Cabelo, segue a mesma linha de pensamento em seu trabalho. "Se você sente que a sua pele é mais seca em algumas regiões, onde tem uma concentração maior de linhas de expressão, precisa entender que menos é mais. Não é que não possa usar uma maquiagem mais forte, mas essa maquiagem pode envelhecer."

O maquiador também tem suas contraindicações para quem tem pele madura: "Um ponto importante é evitar o uso de produtos cintilantes, mesmo nos olhos, já que as partículas cintilantes marcam muito as linhas de expressão. Pó iluminador também não é uma boa ideia, mas se ela gosta do efeito iluminado, opte por um produto que tenha consistência cremosa."

 

Preparando a pele e dicas de cosméticos

Elton explica que um dos passos mais importantes é a preparação da pele no momento pré maquiagem. "Mantenha a pele bem hidratada, pode ser com creme ou um primer hidratante. Creme hidratante para a região dos olhos também fazem toda a diferença", aconselha o especialista. Segundo o profissional, produtos minerais também ajudam quem tem esse tipo de pele.

Ele diz que uma das coisas mais essenciais é entender a necessidade da sua pele antes de usar qualquer cosmético. Por isso, preste atenção se a base é hidratante, porque não é recomendado usar uma base com muita cobertura e nem com efeito matte se a pele é seca.

"Sempre digo que todas as pessoas tentam usar o shampoo certo para o cabelo, mas não a base correta. Com o tempo a pele mesmo que oleosa ou mista vai ficando mais seca e isso vai deixando-a com as linhas de expressão mais marcadas", diz.

Já Fabinho Araújo explica que também é essencial para qualquer rotina de maquiagem fazer o processo de limpeza da pele todos os dias. "Esse processo inclui estar com a pele limpa, hidratada, tonificada. Todo o ritual é importante", diz. "Hoje, no mercado, você tem alguns produtos ótimos, como o BB Cream e o primer, que ajudam a preparar a pele antes da base."

Os dois profissionais recomendam produtos como tônico, creme para olhos, primer, hidratante, blush, hidratante labial e filtro solar com ou sem cor são considerados essenciais para quem tem a pele madura. Produtos noturnos também são bons para manter a rotina de cuidados enquanto você está dormindo, mas é recomendado procurar um profissional especializado para recomendar algo que seja mais adequado para você.