Notícia - NASA vai enviar projeto de estudantes brasileiros para o espaço esta semana
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:29/06/18 01:11:16

NASA vai enviar projeto de estudantes brasileiros para o espaço esta semana


Imagem:


No ano passado, a NASA realizou um concurso para escolher projetos de estudantes que seriam testados na Estação Espacial Internacional. Um time de alunos de 12 e 13 anos do Colégio Dante Alighierie, Escola Municipal Perimetral e do Projeto Âncora, de São Paulo, foi escolhido graças ao seu projeto de “cimento espacial”.

Agora, segundo informações do IDGNow, o experimento será levado para ser testado no espaço nesta sexta-feira, 29, em um voo da SpaceX. Os estudantes ainda vão apresentar o projeto para representantes da agência espacial em Washington, no Smithsonian National Air and Space Museum, no dia 28.O “cimento espacial” é composto por um plástico feito de cana-de-açúcar e pode ser utilizado em construções espaciais. O objetivo é testar a viabilidade de construção de estruturas sólidas em ambiente de microgravidade e como a baixa gravidade afeta o processo de endurecimento do cimento.

Para isso, foram preparados dois tubos com o material, sendo que um vai para o espaço e o outro ficará na Terra para controle. Cada um será dividido em duas partes, sendo que uma será misturada com água e outra com cimento misturado ao plástico de cana-de-açúcar. A expectativa é que o “cimento espacial” se comporte da mesma forma que um cimento comum na Terra.

Ao término da expedição, que está prevista para durar aproximadamente 30 dias, o tubo retornará à Terra e será comparado com o de controle.