Notícia - Um passo de cada vez, o Mini-Hábito
 Psicologia Acessível Publicou uma notícia no dia:05/09/18 14:44:59

Um passo de cada vez, o Mini-Hábito


Imagem:


Por: Hylana Ferreira Teixeira

O mini-hábito é a menor ação que você pode fazer para alcançar aquilo que deseja. Pense naquele hábito ou comportamento que você quer iniciar mas nunca conseguiu. Atividade física? Alimentação saudável? Leitura? Acredito que estes são clássicos, todo mundo na vida já quis.

Pegue esse comportamento e diminua a um tamanho tão pequeno, que se torne bem difícil de não ser feito. Quando idealizamos algo novo, logo imaginamos a forma mais perfeita e completa possível. Indo para a academia cinco dias na semana durante uma hora. Dieta totalmente restritiva, trocar dois pães por duas bolachas no café da manhã. Ler um livro de trezentas páginas por semana. Essa é forma que idealizamos e que acaba se tornando mais difícil implementar inicialmente. O cérebro não assimila uma mudança repentina e brusca, mesmo que tenha aquela vontadezinha aí dentro de você.

Transforme as ações em micro passos. Comece fazendo uma atividade em casa por vinte minutos, em vez de ir para academia. Comece a eleger apenas uma alimentação mais saudável por dia, o café da manhã ou almoço por exemplo. Coloque uma meta de cinco páginas de um livro todos os dias, marque as páginas de cinco em cinco.

Esse método tem algumas vantagens.
• Quebra a barreira mental e resistência inicial;
• Superação frequente, você irá aumentar a frequência sem perceber;
• Diminuir a chance de frustração, por ser tão pequeno se torna mais difícil não ser feito;
• Realização constante.

Essas dicas não são soluções mágicas que vão transformar a vida de alguém, são caminhos que podem ser seguidos, alguns se adaptam e outros não.

E não esqueça entre o real e o ideal está o POSSÍVEL.

Imagem capa: Pexels

Hylana Ferreira Teixeira
CRP 12\12760

Psicóloga Clínica e profissional de recursos humanos;
Formada pela Estácio Fic;
Atende em Fortaleza e Maracanaú/Ceará;
Palestrante em empresas
Contatos:
hylanapsi@gmail.com