Notícia - O que gestores públicos pensam das propostas de Bolsonaro e Haddad
 Veja Publicou uma notícia no dia:23/10/18 13:12:00

O que gestores públicos pensam das propostas de Bolsonaro e Haddad


Imagem:


Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) não estão dividindo fervorosamente apenas o eleitorado. Seus planos de governo dividem também especialistas na área pública. VEJA procurou três economistas com passagens por diferentes governos para destrinchar seus planos de governo. Não há uma unanimidade. Dois deles, Dorothea Werneck e Raul Velloso, preferem o plano de governo de Bolsonaro, elaborado por Paulo Guedes, economista e provável ministro da Fazenda em caso de vitória do capitão reformado. Outro, Amir Khair, diz que vê mais lógica no plano de Haddad, principalmente pelo momento econômico vivido pelo país.

Enquanto o programa de governo de Bolsonaro é pautado pelo liberalismo – fala em privatizações e em independência formal do Banco Central (BC), além da criação de emprego por meio da melhoria do ambiente de negócios –, o de Haddad foca no papel do estado como motor do desenvolvimento.

Segundo o economista Amir Khair, ex-secretário de finanças da cidade de São Paulo entre 1989 e 1992, o plano de Haddad pode fazer o Brasil crescer mais rapidamente. “A corrente ligada a Bolsonaro procura agradar e priorizar o interesse das empresas. A regra básica é atrair a atenção dos empresários, seja brasileiro ou estrangeiro. A outra linha é aumentar o poder de compra da população. Isso passa por políticas de rendas, salário mínimo e programas sociais. Essa questão é transcendental”, afirma Khair.