Notícia - Programa inédito no Brasil permite cursar graduação nos EUA
 Guia do Estudante Publicou uma notícia no dia:07/11/18 10:36:48

Programa inédito no Brasil permite cursar graduação nos EUA


Imagem:


O ensino superior no Brasil tem indicado alguns importantes avanços. Neste ano, a PUCPR lançou um inovador programa de graduação internacional, o American Academy, realizado em parceria com a Kent State University (Ohio, Estados Unidos). Com base no modelo norte-americano de ensino, oferece aos estudantes uma formação de ensino superior diferenciada, com disciplinas de diversos campos do conhecimento nos dois primeiros anos de curso e as mais específicas da área desejada nos anos seguintes, permitindo ao estudante decidir com mais maturidade e consciência qual carreira seguir.

No American Academy, os dois primeiros anos são cursados no Brasil, na PUCPR, com aulas ministradas em inglês por professores da Kent State University. Nesse período, o estudante terá experiências e vivências para então escolher qual a graduação (major) perseguirá e se vai cursá-la na PUCPR ou na Kent State University. São mais de 300 opções de cursos em diversas áreas do conhecimento.

Caso o estudante do American Academy escolha finalizar a graduação na Kent State University em um curso que a PUCPR ofereça, existe a possibilidade da dupla diplomação.

 (PUCPR/Divulgação)

Sem vestibular

Para ingressar no American Academy, não é necessário fazer vestibular ou apresentar notas do Enem. O processo seletivo é realizado no modelo americano: análise do histórico escolar do ensino médio, carta de motivação, comprovante de proficiência em língua inglesa e entrevista presencial ou por videochamada. Ao ser aprovado, o candidato recebe uma carta de aceite do American Academy e um convite para realizar a matrícula simultânea na PUCPR e na Kent State University.

As inscrições estão abertas enquanto durarem as vagas.

Diferencial para o futuro

Sem dúvida, o estudante que concluir o ensino superior nesse modelo inovador vai apresentar um diferencial importante na carreira profissional e acadêmica. Afinal, contará com uma formação completa tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

A experiência pode ser um caminho também interessante para quem não decidiu qual curso ou profissão quer seguir – mesmo os que já iniciaram uma faculdade e não se identificaram podem se beneficiar de dois anos de imersão em diferentes áreas de conhecimento.

A Kent State University tem mais de 2 600 professores e mais de 43 000 estudantes. Entre seus cursos de graduação estão aeronáutica, arquitetura, biologia, administração, ciência da computação, empreendedorismo, design de moda, design de interiores e enfermagem. A instituição tem ainda quatro campus fora dos Estados Unidos, localizados na Índia, China, Suíça e Itália. O estudante do American Academy tem, inclusive, a chance de integrar programas de intercâmbio e estágio nessas unidades e em outros pontos dos Estados Unidos.