Notícia - Donald Trump perde maioria na Câmara para oposição democrata
 Veja Publicou uma notícia no dia:07/11/18 10:40:24

Donald Trump perde maioria na Câmara para oposição democrata


Imagem:


O republicano Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não terá vida fácil nos próximos dois anos. As eleições de meio de mandato desta terça-feira deram à oposição democrata o controle da Câmara dos Deputados. Às 2h30, a deputada federal Nancy Pelosy declarou a vitória democrata na Câmara, com 218 cadeiras conquistadas até aquele momento. Com base em projeções, não seria mais possível a reversão do quadro pelos republicanos. As apurações ainda prosseguem, especialmente na costa oeste.

Como já estava previsto, os republicanos conquistaram nesse mesmo horário 51 cadeiras do Senado, a maioria que já detinha em suas mãos. Entre os 36 estados onde ocorreram eleições para o governo, os democratas conquistaram 16 vitórias. Dois deles ainda não haviam começado as apurações.

“Obrigada, amanhã será um novo dia para a América”, declarou Pelosi, líder da minoria democrata na Câmara e candidata à reeleição pela Califórnia. “Esta vitória vai ajudar na restauração dos freios e contrapesos sobre o governo de Trump”, completou em discurso. Os democratas não detinham o controle da Câmara havia oito anos.

A composição da Câmara nestes dois últimos anos foi amplamente favorável a Donald Trump, com 236 deputados do Partido Republicano e 193 da oposição Democrata. A disputa pela maioria – 218 das 435 cadeiras – mobilizou especialmente o presidente americano em comícios pelo país, assim como seu antecessor, Barack Obama, e sua concorrente à Casa Branca em 2016, Hillary Clinton.

Vencer na Câmara era o principal desafio de Trump nestas eleições. Desse resultado dependiam seus projetos para os próximos dois anos, além de sua ambição de reeleger-se em 2020. Nas mãos dos democratas, esta casa do Congresso terá igualmente condições de iniciar um processo de impeachment que, mesmo não aprovado, consumirá muito da energia e do tempo do governante, bem como da confiança de seus eleitores. A Câmara passa a funcionar como um contrapeso ao Executivo.