Notícia - “O MAIOR ERRO DO EMPREENDEDOR É ABRIR UM RESTAURANTE PORQUE ACHA LEGAL”, DIZ HENRIQUE FOGAÇA
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:20/11/18 12:26:08

“O MAIOR ERRO DO EMPREENDEDOR É ABRIR UM RESTAURANTE PORQUE ACHA LEGAL”, DIZ HENRIQUE FOGAÇA


Imagem:


Henrique Fogaça não tem dúvidas: o maior erro de quem abre um restaurante é empreender, porque acha o mercado “legal”. Jurado do Masterchef e considerado um dos mais conhecidos nomes da gastronomia brasileira, Fogaça sabe do que fala. Não só pela fama gerada pela mídia, mas também por receber quase 40 mil pessoas por mês em seus restaurantes.

Mas nem sempre foi assim. Demorou até Fogaça tirar o primeiro restaurante do papel. “Foi na raça e na coragem, dando muito cabeçada”, diz o chef e empresário.Sob seu guarda-chuva estão as três unidades do Sal Gastronomia, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, e cinco unidades do bar Cão Veio.


Ao contrário de muitos chefs, Fogaça não começou cedo na gastronomia. Pelo contrário, demorou a entrar 100% no mercado. Antes disso, o paulista de Piracicaba passou pelo mercado financeiro, trabalhando no Banco Real.

À época, mal sabia cozinhar. Tudo mudou quando decidiu levar novos hábitos. Pediu ajuda para sua avó e começou a preparar suas marmitas.

Henrique Fogaça, na unidade do Sal Gastronomia do Higienópolis (Foto: Divulgação)

E se apaixonou pela prática. Sua mãe, percebendo o potencial do rapaz, insistiu que fizesse um curso de gastronomia em alguma universidade. Prestou vestibular e passou na FMU. “Foi a melhor coisa que fiz na vida. Ser um cozinheiro, ser livre para fazer o que amo e gosto. Tudo isso foi essencial para chegar onde cheguei”, diz Fogaça.

A trajetória não foi simples. Antes de se tornar um ícone da televisão aberta brasileira e dono de vários restaurantes, Fogaça teve que trabalhar duro. Seu primeiro negócio foi nas ruas, vendendo lanches nas ruas da cidade. Por lá, vendeu hambúrgueres e sanduíches até criar sua própria marca e abrir os primeiros restaurantes.

O chef não fez nenhum tipo de curso ou especialização de gestão para tocar seus negócios. “Fui aprendendo com os erros e trilhando meu caminho na administração. Foi na liderança, na criatividade”, diz. Mesmo assim, não acha que seja a fórmula correta para se ter um restaurante.

Unidade do Sal Gastronomia, restaurante de Henrique Fogaça (Foto: Divulgação)

Na sua visão, é preciso preparo na cozinha ou na gestão. Para Fogaça, manter o padrão na cozinha e uma equipe feliz e produtiva são os maiores desafios dos donos de restaurantes. “O dia a dia é o mais difícil”, diz. Por isso, indica que as pessoas não se “aventurem” na hora de abrir um negócio na área.

“A pessoa acha legal e investe milhões em um restaurante enorme. Aí se ferra”, diz. Para ele, o segredo é começar pequeno. “Eu admiro os empresários que começam pequeno e trabalham duro.”