Notícia - 7 filmes que falam sobre preconceito
 Educa + Brasil Publicou uma notícia no dia:03/12/18 11:44:30

7 filmes que falam sobre preconceito


Imagem:


Ao longo dos anos o cinema tem sido capaz de promover reflexões sobre diferentes temáticas do interesse da sociedade. Nos últimos anos foram lançadas diversas produções que abordam o preconceito como foco da suas narrativas, contribuindo com a discussão acerca do tema. Se você está em busca desse conhecimento, confira a lista que preparamos com os filmes que falam sobre preconceito e tenha uma verdadeira aula. 

12 Anos de Escravidão 


Baseado em uma história real, 12 Anos de Escravidão narra a experiência de Solomon Northup, vivivo por Chiwetel Ejiofor, violinista norte-americano que é sequestrado e vendido como escravo para trabalhar nas fazendas do país. Na época, a escravidão ainda era uma prática liberada nos estados americanos. Após 12 anos de luta, Solomon consegue a sua liberdade quando comprova ter sido um homem livre. O filme pode ser encontrado na plataforma de streaming Netflix. 

The Normal Heart


Na década de 1980 se alastra nos Estados Unidos uma doença desconhecida e misteriosa que passa a fazer diversas vítimas no país. Devido a quantidade de infectados serem homossexuais, a enfermidade ganha o apelido de "câncer gay", elevando o nível de preconceito e discriminação contra a população LGBT. O longa retrata a luta do escritor Ned Weeks, interpretado por Mark Ruffalo, para divulgar nos veículos de comunicação a situação da epidemia. Aliada a sua luta está a médica Emma Brokner (Julia Roberts), que se preocupa com a situação da doença e inicia uma busca pela sua cura.

Selma – Uma Luta pela Igualdade 


Dirigido por Ava DuVernay, o filme é uma cinebiografia do pastor e ativista político Martin Luther King (David Oyelowo). A produção mostra as marchas comandadas por King ao longo do ano de 1965, realizadas entre a cidade de Selma até Montgomery, capital do estado do Alabama. As marchas eram realizadas com o intuito de chamar atenção para a luta pelos direitos eleitorais da comunidade afro-americana. Selma está disponível na Netflix. 

As Sufragistas


O drama biográfico retrata a luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido. Decididas a chamar atenção dos políticos e impressa da época para a causa, elas organizam diferentes manifestações e atos de insubordinação. O longa mostra como elas lidavam com o preconceito e até mesmo a possibilidade de sofrerem retaliações mais graves. O filme pode ser conferido na Netflix. 

Moonlight: Sob a Luz do Luar


Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2017, Moonlight é considerado um dos melhores estudos de personagem. O longa mostra três etapas da vida do protagonista Chiron (interpretado por Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Mahershala Ali). O filme narra a infância do garoto e os diversos episódios de bullyng, a adolescência e a sua crise de identidade, além da tentação do universo do crime. Interessados podem conferir o filme na plataforma de streaming Netflix. 

Histórias Cruzadas 


Histórias Cruzadas é um filme sobre o preconceito racial nos anos 1960. A produção se debruça na vida das empregadas da elite branca dos Estados Unidos e como a segregação racial estava presente nessas relações. A jovem escritora Skeeter (Emma Stone) decide escrever sobre essas mulheres, que lutam diariamente para criar os filhos dos seus patrões e os seus próprios. O longo também está disponível na Netflix. 

A Garota Dinamarquesa 


O longa britânico mostra a vida de Lili Elbe (Eddie Redmayne), pintora dinamarquesa, considerada uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Casada inicialmente com Gerda Wegner, Lili vive a sua descoberta como mulher e enfrenta o preconceito da sociedade na década de 1920. O filme pode ser encontrado na Netflix.