Notícia - MWC 2019: Google e Motorola levam recurso 'Bem-estar Digital' ao Moto G7
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:26/02/19 10:44:41

MWC 2019: Google e Motorola levam recurso 'Bem-estar Digital' ao Moto G7


Imagem:


Depois de anunciar o recurso ‘Bem-estar Digital’ no ano passado, o Google começa a fazer parcerias com as fabricantes para oferecer o serviço para um número maior de aparelhos. Até hoje, apenas os modelos Pixel e Android One contavam com a opção, mas agora, o Moto G7 passa a contar com o recurso.


Em um encontro com a mídia brasileira e mexicana, durante o MWC 2019, a líder do projeto Bem-estar Digital, Maggie Stanphill, o diretor de parcerias do Google, Jon Gold, e Renata Altenfelder, diretora de marketing da Motorola para América Latina, confirmaram a chegada do serviço ao Moto G7. Este é o único aparelho da série Moto G7 a ter a função, pelo menos até o momento.

O recurso Bem-estar Digital funciona como um registro de uso do smartphone. Através dele, é possível ver quanto tempo passamos em cada aplicativo instalado no celular, quantas vezes desbloqueamos a tela, quantas notificações recebemos por dia e, claro, permite controlar o tempo que passamos usando o aparelho.

A ideia do serviço não é oferecer dicas de uso ou alertas sobre o comportamento digital das pessoas, de acordo com Maggie, a ideia é trazer a atenção dos usuários para a forma como estes interagem com a tecnologia. Eu utilizo o recurso Bem-estar Digital faz cinco meses e é realmente esclarecedor perceber o tempo que passo, por exemplo, no Twitter ou no WhatsApp.

O Bem-estar Digital é um recurso do sistema, e também permite customizar o tempo que você passa dentro de um serviço ou rede social. Por exemplo, eu configurei o uso total diário do WhatsApp para 30 minutos. Assim, quando o faltam 5 minutos de uso restantes, o sistema envia uma mensagem e eu sei que preciso controlar o número de vezes que abro o app, caso contrário, não atinjo a minha meta máxima de uso. Mas é claro que posso editar a qualquer momento o tempo de acesso ao mensageiro, basta abrir o painel de controle do Bem-estar Digital. Afinal de contas, a ideia do Google não é fazer uma intervenção digital, mas criar uma consciência de uso do smartphone.

Reprodução

Neste momento, no Brasil, apenas o Motorola One e o Moto G7 possuem este recurso integrados ao sistema. O primeiro porque roda o Android One e o segundo por causa da parceria com a Motorola.

Se você possui um destes modelos, a Motorola já enviou a atualização do sistema que adiciona a função. Logo, tenha certeza de que seu aparelho roda com a função mais recente do sistema operacional. Você também pode baixar o Bem-estar Digital a partir da Google Play Store.

E aí, você utiliza algum tipo de controle digital no seu celular? O que acha?