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PROFESSOR LARGA A EDUCAÇÃO PARA MONTAR FRANQUIA DE FRANGO FRITO
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No mercado alimentício, abrir uma rede de frangos fritos nunca foi tão difícil. A entrada de novos players no segmento – inclusive empresas multinacionais – aliada aos custos de franquia (considerados pesados para uma economia em recuperação), tornam o empreendedorismo no meio uma aposta arriscada.
Foi nesse cenário que a N1 Chicken, empresa brasileira especializada em delivery de alimentos, começou as suas operações. Inaugurada em 2017, a marca aposta em um modelo mais enxuto e com investimentos mais baixos para atrair franqueados.
O formato deu certo. Com dois anos de operação, a empresa já vendeu cerca de 23 unidades em seis estados diferentes.
A empresa não divulgou informações referentes ao faturamento no período.
Cortando gastos
Segundo Rafael Matos, sócio e um dos fundadores da marca, o foco em delivery foi vital para a expansão. A ausência da necessidade de realizar um atendimento presencial ao cliente daria a possibilidade de o franqueado buscar uma localização mais barata, fugindo das zonas centrais e regiões nobres. Consequentemente, o modelo também reduz os custos com mão de obra e materiais.
O investimento inicial também é um ponto a favor, não se comparando com grande parte das marcas já atuantes no mercado. O capital necessário para abrir a franquia gira em torno de R$ 90 mil.
A marca fornece apenas os materiais e temperos, sendo que a compra dos alimentos base para a produção ficam a cargo do empreendedor. “Isso dá liberdade para o franqueado negociar diretamente com o fornecedor”, diz Matos.
A cobrança das taxas de royalties também seguem um modelo diferenciado. A N1 Chicken solicita repasses mensais em quantias fixas, que ficam em torno de R$ 1.577 (R$ 477 como taxa de marketing e R$ 1.100 de royalties), segundo o empresário.
A concepção
Formado em pedagogia, Rafael Matos já atuou nas áreas de artes cênicas, obras e educação.
Mas a vontade de ser empreendedor só surgiu há quatro anos, quando ele e seu amigo de infância, Victor Abreu, tiveram a ideia de abrir uma franqueadora.
Para ter uma marca de sucesso, era necessário entender como esse mercado funcionava. Para isso, os dois empreendedores abriram uma franquia de uma companhia já consolidada no mercado.
O empreendimento, que durou um ano e meio, também contou com a participação de Luciana Sarres, Felipe Sares e Thiago Salla, que mais tarde ingressariam no quadro de sócios da N1 Chicken.
“Essa foi uma experiência muito boa. Acima de tudo, nós aprendemos o que não fazer em um negócio", afirma Matos.
Abrindo uma nova marca
Passado o primeiro contato com a gestão de negócios, os empreendedores sentiram que estava na hora de começar sua própria empresa. Nascia então a N1 Chicken.
O primeiro ano da marca foi dedicado totalmente a pesquisas e, apesar de requerer um investimento de R$ 100 mil e não render nenhum retorno, o período rendeu frutos: três maquinários de fritura e mais de uma tonelada de frango depois, os sócios chegaram à fórmula do produto.
Aberta para o público em Vitória (ES), no ano passado, a N1 Chicken obteve sucesso. Agora, quer mais. A expectativa do empresário é chegar a mais de 100 franqueados em 2019. Para isso, a empresa tem investindo pesado em marketing, com foco principal nas redes sociais.
“Eu creditaria o nosso crescimento ao frango. É um produto com sabor inigualável”, diz o empresário.