Notícia - USB 3.2 é revelado com velocidades de até 20 Gbps
 Olhar Digital Publicou uma notícia no dia:27/02/19 15:36:03

USB 3.2 é revelado com velocidades de até 20 Gbps


Imagem:


O USB-IF (USB Implementers Forum), associação que padroniza as entradas e conectores USB no mundo inteiro, definiu o nome e a capacidade do novo padrão chamado de USB 3.2, que conseguirá transferir dados com velocidades de até 20 Gbps.


O padrão foi anunciado durante a MWC 2019. O primeiro passo para a implementação do recurso é a adequação do hardware dos novos dispositivos. Além disso, novos drivers com esse suporte devem ser lançados nos próximos dias. Com esses drivers em mãos, os fabricantes podem adequar seus produtos corretamente para o novo padrão. O primeiro dispositivo com a nova conexão deve ser visto durante 2020.

Uma outra mudança anunciada é que o USB-IF decidiu manter uma confusão inexplicável na nomenclatura dos padrões USB. Nós explicamos: quando surgiu o USB 3.0, tudo caminhava normalmente, alcançando velocidades de até 5 Gbps. No entanto, veio o padrão 3.1 com velocidades de até 10 Gbps, e o USB-IF decidiu rebatizar o USB 3.0 como USB 3.1 Gen 1e chamar o verdadeiro USB 3.1 de USB 3.1 Gen 2. Com a chegada do USB 3.2, a organização decidiu bagunçar ainda mais a situação.

Com isso, o que era o USB 3.0 passou a ser USB 3.2 Gen 1, o USB 3.1 verdadeiro virou USB 3.2 Gen 2 e, por algum motivo, o USB 3.2 real será chamado de USB 3.2 Gen 2x2. Isso significa que, no fim das contas, teremos dispositivos USB 3.2 que terão velocidades de 5 Gbps, 10 Gbps ou 20 Gbps, e caberá ao consumidor saber quais são as gerações do USB para saber qual será a velocidade de transferência do seu dispositivo.

Essa nova conexão foi criada para se trabalhar com grande volume de dados e conta com compatibilidade com os padrões USB anteriores para que não seja necessário nenhum tipo de adaptador.