01/03/19 10:50:05
VOCÊ CONHECE O CROSSFUT, A MISTURA DE FUTEBOL E CROSSFIT?
Imagem:
Guilherme Batista é aficcionado por futebol desde criança. Entretanto, o que ele não esperava era que essa paixão pelo esporte se unisse à outra característica sua: o espírito empreendedor. Foi dessa fórmula de nasceu o Crossfut, uma academia diferenciada que oferece exercícios que unem o esporte ao crossfit.
O ponto chave do negócio está no treinamento diferenciado. A prática consiste de uma mistura de atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso com movimentos específicos para o futebol.
Aberta para franquias, a marca também oferece algumas facilidades para os empreendedores; como treinamentos específicos para modalidade e a oportunidade de realizar o negócio em locais públicos, como parques ou praças, anulando assim possíveis gastos com locação.
Futebol na veia
A concepção da ideia se deu em 2014. Já naquele momento, o futebol estava presente até mesmo na vida profissional de Guilherme Batista.
Jornalista esportivo, ele já atuou nas assessorias de imprensa de grandes clubes paulistas, como Palmeiras e Corinthians. Fora do trabalho, ele participava de um time amador em Guarulhos (SP), onde jogava com um grupo de amigos.
Os resultados da equipe sempre foram ótimos, garantindo a atuação dos boleiros por dez anos de muita diversão e suor. Até que, quando completou 35 anos, alguma coisa mudou.
O desempenho impecável do time sofreu um balanço. Os adversários pareciam mais rápidos e a vitória parecia mais difícil. Era a idade cobrando seu preço aos "atletas".
Em determinado dia, durante uma discussão entre os amigos no vestiário, o professor de educação física Eduardo Vela fez uma proposta: montaria um treinamento específico para os jovens, focado específicamente na melhora do desempenho da equipe em campo.
Dito e feito, os primeiros treinos ocorreram 6h30 da manhã e, conforme se exercitavam, Vale tirava fotos dos exercícios e postava nas redes sociais.
Quando Guilherme Batista viu as imagens, seu espírito de empreendedor soou um alerta: ali poderia ter uma oportunidade de negócio. A partir daí, ele se uniu com o irmão, Gustavo Prado, e o professor Eduardo Vela para dar início ao Crossfut.
O Crossfut começou a ganhar tamanho por conta de um ato simples: o registro fotográfico dos treinos. Esse pequeno gesto, segundo Guilherme Batista, se tornou uma forma de captar novos clientes.
Com as fotos em mãos, os clientes tendiam a postá-las em suas redes sociais, onde era vista por sua rede de contatos. No fim, esse se mostrou um método de gerar marketing orgânico – e gratuito.
Baixos custos
O investimento inicial para adquirir uma franquia é de R$ 1,7 mil. Com a adesão, o empreendedor também recebe um kit de equipamentos necessários para a realização dos exercícios.
Por outro lado, o empreendedor precisa pagar mensalmente para a franqueadora uma taxa de R$ 350, que inclui o direito de uso da marca, a capacitação dos profissionais envolvidos na operação e suporte técnico e de treinamento.
Atualmente o perfil dos franqueados consiste em professores de educação física em busca de gerar mais renda. Já são 22 unidades espalhadas por seis estados diferentes. De acordo com Batista, cerca de 4,5 mil alunos já foram atendidos.
O empreendedor espera encerrar 2019 com até 100 unidades franqueadas.