A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.
A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.
Para que serve
A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:
- Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
- Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
- Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
- Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
- Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
- Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Distúrbios de sono como insônia.
Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo. Conheça os benefícios da Acupuntura clicando aqui.
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existe doença ou queixas físicas, e esta técnica pode inclusive ser feita em crianças, sendo nestes casos recomendada a utilização de laser em crianças com medo de agulhas.
As agulhas podem transmitir doenças?
A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.
Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.
Tipos de Acupuntura
Existem diversos tipos de acupuntura, e cada uma apresenta uma função diferente:
1. Acupuntura auricular
A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.
2. Acupuntura estética
No caso da acupuntura estética, esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.
3. Acupuntura para emagrecer
Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.
Quem pode realizar tratamentos?
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga. Conheça os benefícios da acupuntura durante este período em Acupuntura na Gravidez.
Animais como cães ou gatos também podem ser tratados com acupuntura, pois ela alivia dores, alergias, infecções nas vias respiratórias, problemas digestivos ou outras doenças, como rinite, por exemplo.
Além da acupuntura, existem outras técnicas da medicina alternativa como a Acupressão, que tratam problemas e aliviam a dor. Saiba mais sobre a acupressão em Acupressão - Pontos chave para Aliviar a Dor.