Notícia - HAMBÚRGUER DE GRÃO-DE-BICO COM MOLHO DE TAHINE
 Fru-fruta Publicou uma notícia no dia:02/05/19 09:28:24

HAMBÚRGUER DE GRÃO-DE-BICO COM MOLHO DE TAHINE


Imagem:


Grão-de-bico, assim como pasta de amendoim, é um presente de Deus, fala sério!?  Eu, pelo menos, não vivo sem homus. No pão, na torrada, ou puro mesmo – de colher. Quando preparei belo hambúrguer vegano, não tive dúvidas: completei com um molho de tahine. Vai dizer, grão-de-bico e tahine são tipo… feitos um para o outro! 

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteína E em ferro, portanto é um ingrediente muito interessante para dietas vegetarianas e veganas. Além disso, esse grãozinho simpático é rico em triptofano, substância utilizada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.(fonte)

Hambúrguer de Grão-de-Bico com Molho de Tahine  | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Além de seus benefícios químicos, o grão-de-bico tem um sabor delicioso!! Como já comentei e repito, EU AMO! hehehe.

Preparei essa receita com farelo de aveia, mas você pode substituí-la por farinha de quinoa, de coco, de grão-de-bico mesmo… Sua despensa que manda! Como a farinha de aveia é contaminada com glúten, se você tiver uma grande restrição à proteína, recomendo que não utilize a de aveia.

Hambúrguer de Grão-de-Bico com Molho de Tahine  | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Já o tahine (ou tahini) é a famosa pasta de gergelim, que a gente geralmente encontra no mercado à venda em lata. Seu sabor é bem amargo, mas quando utilizado em receitas, faz toda a diferença no prato! E também é uma ótima opção para quem não consome lácteos, pois é uma excelente fonte de cálcio. (fonte)

Então vamos à receita?

 

Hambúrguer de Grão-de-Bico com Molho de Tahine
Serves 9
Write a review
Imprimir
Hambúrguer
  1. 300g de grão-de-bico cru
  2. 1 cebola pequena
  3. 1 dente de alho
  4. 1 cenoura ralada
  5. 3 colheres (sopa) de azeite para refogar + 2 e 1/2 para grelhar
  6. 1 e 1/2 xícara de farelo de aveia
  7. 1/2 xícara de fécula de batata ou polvilho doce
  8. 1 colher (chá) de sal
  9. 1 colher (sopa) salsinha picada
  10. Pimenta do reino à gosto
Molho de Tahine
  1. 1/4 de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
  2. 1/4 de xícara (chá) de água filtrada
  3. 1 dente de alho
  4. caldo de 1 limão
  5. sal a gosto
Instruções Hambúrguer
  1. Deixe o grão-de-bico de molho por aprox. 12 horas. Cozinhe em uma panela de pressão por 15 minutos após pegar pressão.
  2. Escorra o grão-de-bico e coloque em um processador ou liquidificador. Reserve.
  3. Pique a cebola e o alho. Refogue a cebola no azeite. Quando ela começar a murchar, adicione o alho e deixe fritar um pouco.
  4. Despeje o azeite com a cebola e o alho dentro do processador ou liquidificador, adicione o sal, a pimenta e a salsinha e bata até obter um creme.
  5. Passe para uma tigela e adicione a cenoura. Misture bem. Aos poucos adicione e incorpore o farelo de aveia e o polvilho, até que a mistura fique modelável.
  6. Molde os hambúrgueres com 150g cada.
  7. Em uma frigideira pré-aquecida em fogo alto, despeje 1/2 colher de sopa e coloque o hambúrguer com cuidado. Deixe dourar e vire. Repita o processo com todos os hambúrgueres.
Instruções Molho de Tahine
  1. Descasque e coloque o dente de alho no pilão. Tempere com uma pitada de sal e bata bem até formar uma pastinha (se preferir, pique o alho bem fininho com a faca).
  2. Acrescente o tahine, o caldo de limão e misture bem. Junte aos poucos a água, misturando com uma colher até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado).
Montagem
  1. Montei meu sanduíche com pão, alface, 2 hambúrgueres, tomate e 1 colher de sopa do molho. Ficou incrível, mas é um monstrinho. Um hambúrguer satisfaz bem estômagos mais controlados!