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Conheça as tendências para o Varejo em 2020
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Se acaso você deseja começar a empreender em 2020 ou quer expandir seus negócios, saiba que o varejo trará algumas propostas interessantes em 2020.
Por isso, nós da equipe SIGE Cloud, sempre antenados às principais tendências de mercado, preparamos este artigo. Nele, compartilhamos algumas das novidades que irão movimentar o varejo e prometem trazer vantagens ligadas à inovação.
Siga lendo e não perca essas dicas!
5 tendências do Varejo em 2020
1 – Embalagens de produto interativas
Antes de mais nada, vamos falar sobre esta que é uma tendência intimamente ligada à noção de empreendedorismo digital no varejo. Não é novidade que com o advento das tecnologias digitais, as embalagens têm se tornado um dos atrativos para os consumidores.
Em 2020, elas serão mais que o revestimento para proteger um produto desejado. Agora, passam a ser parte da experiência de compra. Logo, irão se tornar um importante canal de comunicação com a sua persona ou público-alvo.
Desde a implementação do QR Code, por diversas marcas, até as redes sociais que permitem imagens panorâmicas de um produto. A interação midiática tem transformado a jornada de compra, permitindo ao usuário um processo de experimentação ainda mais completo e voltado a um jogo de encantamento.
Se você quiser conhecer mais dicas sobre experiência de compra, recomendamos a leitura do artigo: Dispositivos móveis: a transformação na Gestão Empresarial.
2 – A origem das mercadorias
Ademais de todos os processos da rotina administrativa, o controle de origem e destino dos produtos tem passado por diversas transformações. Não só o setor de logística, como também o de expedição tem trabalhado em novidades para facilitar as operações de rastreamento.
Para o varejo, a grande mudança será a participação do consumidor nesse processo que, anteriormente era interno. Agora as empresas adotarão um movimento de transparência, em que prazos de pedidos, entregas e informações sobre as mercadorias tendem a ser cada vez mais claras.
Em uma época onde a tecnologia e a inovação vêm se consolidando e, sobretudo, se democratizando, informar sobre aditivos químicos, sobre critérios para a seleção dos melhores produtos, aproximar-se da sua clientela através de processos mais transparentes poderá ser decisivo no momento da compra. Por isso, esteja atento a essa dica!
3 – Social Commerce
Se acaso você tem um negócio, já deve contar com redes sociais empresariais, não é mesmo? Seja através do Facebook, LinkedIn, Whatsapp business ou Instagram, não há mistério, a venda ocorre quando você coloca o seu produto à disposição dos clientes!
Esta não é bem uma novidade, mas um tendência que se solidificou, a de apostar no social commerce para impulsionar as vendas do varejo. Seja através de um marketplace, site próprio ou espaços físicos, a interação virtual deve ter um cunho social. Mais que uma abordagem vendedora, é preciso investir na venda como um processo de nutrição de um relacionamento entre empresa e clientes.
Nesse sentido, o consumidor assume o papel principal na trajetória de compra e o seu contexto deve sim ser levado em consideração no momento de criar oportunidades ainda mais atrativas que o fidelizem e transformem experiências em vendas.
4 – Autoatendimento
Anteriormente, comentamos que o consumidor deixa de ser passivo e vem se tornando um agente do próprio processo de aquisição de um bem.
Dessa forma, o varejo investe e investirá ainda mais em 2020 em tecnologia e inovação para automatizar a compra. Assim como ocorre em países considerados de primeiro mundo, o auto-serviço é uma tendência que chega com tudo no próximo ano.
No entanto, aqui no Brasil, existe ainda uma certa resistência por parte dos varejistas ao próprio consumidor registrar a venda e realizar o pagamento. Esse receio se dá devido à preocupação com erros e o risco de fraude.
5 – Cashless ou o Dinheiro invisível
Por fim, a quinta e última tendência para o varejo em 2020 serão os meios de pagamento. Seja por meio de plataformas como Paypal, Picpay, Pagar.me. Ou mesmo por link e tokens, as soluções em pagamentos estão se proliferando. Graças à evolução tecnológica, o mercado financeiro tem assumido uma nova cara.
Uma das apostas para 2020, então, são estas ferramentas que integram gestão, vendas, cobranças e pagamentos em um só lugar. Tudo isso, mais uma vez, para proporcionar uma experiência completa, prática e diferenciada para os seus clientes.