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6 técnicas de vendas essenciais para feirantes
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Simpatia, humor e alegria são alguns fatores que contribuem para feirantes atraírem clientes e fechar uma venda. No entanto, é preciso contar com algumas técnicas de negociação para impulsionar os negócios sem perder o foco.
Oferecer verduras, frutas e legumes fresquinhos é o grande diferencial de quem quer se destacar em relação a inúmeros outros feirantes. Isso porque o consumidor se encanta pela qualidade dos produtos vendidos e não apenas pela boa apresentação do vendedor.
Por isso, vários quesitos devem ser avaliados, como a limpeza da barraca, higiene pessoal, descarte adequado de resíduos e, como ponto crítico, o controle de temperatura dos alimentos. Continue a leitura deste texto para conhecer 6 técnicas de vendas essenciais para feirantes. Acompanhe!
1. Ofereça bons produtos
A qualidade dos produtos está entre os principais critérios avaliados por consumidores. Além disso, manter a barraca sempre limpa e higienizada é um grande diferencial. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com uma alimentação saudável e com alimentos de boa qualidade nutricional, priorizando produtos frescos, in natura ou minimamente processados no momento da aquisição.
Por isso, feirantes precisam se preocupar em manter boas condições físicas e higiênicas das barracas, aumentando a duração dos alimentos e tornando-os apropriados para armazenamento e exposição aos consumidores.
2. Cuide da apresentação da barraca
Há quem pense que vender produtos em barracas requer apenas cuidados com os alimentos expostos, mas isso é um grande equívoco. É preciso garantir a proteção dos produtos expostos por meio da utilização de lonas para a cobertura das barracas com durabilidade e resistência apropriados para realizar vendas mais seguras. As características das lonas utilizadas em feiras devem atender a dois requisitos fundamentais:
Impermeabilidade
Deve garantir aos feirantes a proteção para trabalhar em dias de chuva e sol sem que haja qualquer tipo de prejuízo tanto em relação às vendas quanto à qualidade dos alimentos.
Maleável
Deve ser leve e de fácil manuseio, permitindo ajustes em diferentes tipos e tamanhos de barracas. Assim, elas serão adaptáveis em diversas situações e locais, atendendo a diversos tipos de necessidades. Além disso, é importante que o feirante capriche na identidade visual da sua barraca e invista na sua apresentação diante dos clientes, sem perder as características legais da sua região.
Quando o consumidor percebe que há uma preocupação do vendedor em oferecer um espaço mais higiênico para o manuseio dos produtos, ele passa a estimular a clientela a comprar e a confiar nos alimentos que estão sendo comercializados, o que é um grande diferencial.
3. Entenda o que o cliente deseja
Entender as necessidades e desejos dos clientes é a chave para atingir as metas de vendas. A pesquisa de mercado é uma ótima opção para entender o consumidor e desvendar suas percepções sobre o que espera encontrar.
Essa pesquisa se torna importante para levantar informações detalhadas sobre os hábitos de consumo e para que você consiga entregar o produto ideal no momento certo. Além disso, é preciso se colocar no lugar do cliente e entender sua relação com as mercadorias que sua barraca oferece para atender aos pedidos e ter cada vez melhores resultados.
Quando você consegue compreender o motivo pelo qual o seu cliente foi até seu comércio ou optou pelo concorrente é possível avaliar os pontos fortes e fracos e desvendar o que precisa ser melhorado.
4. Ressalte os diferenciais do produto
Ter um diferencial é um fator determinante para quem é feirante, pois sem agregar um valor adicional o cliente pode optar pelo preço mais vantajoso (que pode ser o da concorrência). Na hora de chamar a atenção do consumidor para o seu negócio deixe claras quais são as vantagens do que você está comercializando. Para, isso, é preciso responder às três perguntas:
- o que os clientes querem? O fato de os consumidores escolherem seu negócio em vez da concorrência já é um indício de que você oferece algo que eles desejam. Mais importante do que ter anos de atuação e experiência é oferecer ao consumidor aquilo que ele quer encontrar;
- qual seu diferencial? Procure oferecer algo a mais para o consumidor, algo que eles não encontrarão em qualquer lugar ou próximo ao seu ponto comercial;
- é qualificável? Na hora de apresentar seu diferencial é fundamental que a linguagem seja a mais próxima dos clientes. Não basta apenas dizer que o produto é bom, é preciso demonstrar, ou seja, qualificar diante do consumidor seu diferencial.
Criar um diferencial competitivo na sua barraca não depende apenas de você, mas daquilo que os clientes buscam no seu negócio. Por isso, invista e conheça-o melhor.
5. Ofereça benefícios
Atualmente é possível investir em técnicas de vendas para atrair mais clientes ao seu negócio e consequentemente alavancar as vendas. O comerciante precisa entender que tem muitos clientes com necessidades similares. A partir daí é possível colocar em pratica planos direcionados que possam atender melhor aos desejos e anseios de cada um.
Todo cliente gosta de receber vantagens e descontos especiais. Por isso, ao adotar uma ação que beneficie o consumidor é possível atrair mais fregueses e fortalecer a marca. Oferecer produtos diferenciados, preços acessíveis e descontos são excelentes alternativas para se destacar da concorrência e fidelizar tanto os novos consumidores quanto os antigos.
6. Esteja preparado para objeções
Lidar com objeções faz parte da rotina de quem trabalha com atendimento ao público. Mesmo quando a negociação se arrasta e parece próxima de um desfecho nada favorável, é preciso virar o jogo e fazer a dúvida se tornar uma certeza.
Por mais que você tenha bons argumentos e convença o cliente de que a compra será vantajosa para ele, pode haver alguma situação que o faça ter dúvidas sobre bater ou não o martelo. Até mesmo os vendedores experientes podem comprometer toda a negociação se não construírem até ali um “alicerce” de esclarecimentos diante das objeções em vendas.
Conhecer as técnicas de vendas é, sem dúvidas, um grande diferencial para atrair clientes e fidelizá-los, mas principalmente para fortalecer a relação com o produto oferecido. Agora que você já sabe quais são, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!