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10 dicas para feirantes terem mais qualidade de vida no trabalho
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O cuidado com a qualidade de vida no trabalho deve estar presente em qualquer empresa, desde uma multinacional até a barraca de feira. Isso porque quando o funcionário está satisfeito com o ambiente de trabalho, os resultados tendem a ser melhores, tanto para ele quanto para o empregador.
O termo qualidade de vida no trabalho é utilizado para definir várias estratégias que uma empresa pratica para melhorar a relação dos funcionários com o ambiente de trabalho.
O investimento no bem-estar dos colaboradores tem um custo-benefício que influencia nos resultados gerais de um negócio. Segundo pesquisas, os negócios que se preocupam com essa questão são, em média, 86% mais produtivos.
Neste artigo, você vai encontrar 10 dicas práticas e rápidas para ter qualidade de vida no seu trabalho. Confira!
1. Tenha uma boa relação com a sua equipe
Não é preciso ser o melhor amigo de todo mundo, mas tratar com educação, saber ouvir o outro, evitar grosserias e gritos é essencial para manter um ambiente tranquilo e amigável.
As pessoas que gostam do lugar onde trabalham são mais produtivas e alcançam melhores resultados. Sem contar que criar laços com a equipe torna o ambiente mais harmonioso e agradável.
2. Respeite seus colegas
Como dissemos na dica acima, nem sempre você terá afinidade com todo mundo com quem você trabalha. Mas isso não deve ser motivo para você destratar ninguém. Trate todo mundo com educação e respeito.
Mesmo quando houver discordância na equipe. Para assegurar a qualidade de vida no trabalho de todos, o mínimo que se deve ter é respeito profissional mútuo.
3. Valorize as ideias da sua equipe
Outra forma de tornar o ambiente organizacional melhor é valorizar as ideias propostas por outras pessoas. Quando os colaboradores se sentem reconhecidos e à vontade para sugerir novas soluções, eles têm mais desejo de trabalhar.
Permitir que as sugestões oferecidas pelos funcionários façam parte da rotina de trabalho é o mesmo que dizer que valoriza a opinião deles. Defina com eles quais os tipos de sugestão serão aceitas e quais os critérios para sua implantação ou não.
4. Incentive o feedback em todos os níveis
Uma forma de valorizar o trabalho da sua equipe é dar feedbacks, positivos ou negativos. Dar um retorno sobre o trabalho que a pessoa vem oferecendo é uma maneira de investir no crescimento dos funcionários e ter uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Afinal, como uma pessoa pode melhorar sem saber onde está errando e onde está acertando? Permita que toda a equipe, desde o dono da barraca até os atendentes, dê um retorno sobre o trabalho desenvolvido pelos colegas, principalmente porque normalmente são integrantes da mesma família.
5. Ofereça oportunidades de aprendizado
Empresas que investem no aprendizado dos seus funcionários, além de melhorar o desempenho deles, ainda está contribuindo para que o colaborador conquiste novos conhecimentos.
Além disso, profissionais capacitados oferecem serviço com melhor qualidade, menor desperdício e, consequentemente, maior faturamento e lucro.
6. Promova a saúde e o bem-estar
Estar bem de saúde é um dos fatores mais decisivos no desempenho dos funcionários. Para fazer bem suas tarefas, as pessoas precisam estar bem fisicamente e mentalmente. Mantenha próximo a banca, água para os funcionários, local para descanso e para comer. Além disso, promova campanhas de orientação à saúde.
A qualidade de vida no trabalho depende do bem-estar dos funcionários. Se importar com a saúde dos seus colaboradores é uma forma de demonstrar que valoriza eles.
7. Proporcione um ambiente agradável
Funcionários que trabalham em um local onde se sentem confortáveis e seguros se dedicam mais. É função da empresa disponibilizar todos os recursos necessários para que o ambiente de trabalho seja favorável ao desenvolvimento das tarefas.
Por isso, é importante investir em uma boa estrutura para sua barraca. Uma lona de qualidade protege os seus funcionários, os seus clientes e os seus produtos. Além de contribuir para uma visão mais organizada e limpa do ambiente.
8. Tenha um planejamento estratégico
Com um planejamento estratégico, é possível definir quais são seus objetivos e traçar caminhos para realizá-los. Além disso, com essa ferramenta, é possível definir quais técnicas de vendas funcionam melhor para encantar os clientes.
O planejamento serve para ajudar a focar nos seus objetivos. Ter metas bem claras ajudará você a melhorar a qualidade de vida no seu trabalho.
9. Seja um líder
Um líder não é apenas alguém para mandar. Para ter um bom desenvolvimento na função, é necessário estabelecer uma relação de confiança e diálogo. Além de saber reconhecer o trabalho dos funcionários e estimular o seu crescimento pessoal.
Uma boa liderança influência na qualidade vida de todos no trabalho. O gerente precisa conhecer toda a rotina da barraca, tudo o que é necessário para manter a barraca funcionando e ter noções de empreendedorismo.
10. Tenha qualidade de vida fora do trabalho
Para ser um bom profissional não é preciso viver inteiramente para o trabalho. Cultive bons momentos fora do ambiente organizacional. Equilibrar a vida pessoal e a profissional influencia no bem-estar e conquista de resultados positivos em todas as áreas da vida.
Tenha momentos de lazer com amigos e familiares, relaxe e curta a si mesmo e as pessoas que você ama. Isso contribuirá para uma vida com mais satisfação.
Neste texto, falamos sobre como promover pequenas mudanças que influenciam na qualidade de vida no trabalho e como isso beneficia toda a sua equipe. Investindo em melhorias no clima organizacional, você poderá contar com profissionais motivados, comprometidos e capazes de entregar ótimos resultados.
Mas lembre-se, é importante entender que a qualidade de vida no trabalho não se refere apenas à área profissional. A força de todo negócio são as pessoas, por isso contribuir para que elas também tenham uma qualidade de vida fora do ambiente de trabalho é fundamental.
Um bom ambiente de trabalho torna o negócio mais atraente e competitivo, gerando benefícios para todos os níveis: donos, funcionários e clientes.
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