Notícia - Gabriel Medina, Italo Ferreira, Mineirinho e Filipinho avançam às oitavas em Newcastle
 Globo Esporte Publicou uma notícia no dia:08/04/21 14:03:01

Gabriel Medina, Italo Ferreira, Mineirinho e Filipinho avançam às oitavas em Newcastle


Imagem: Dunbar / WSL



Os campeões mundiais Gabriel Medina, Adriano de Souza Mineirinho e Italo Ferreira e mais Filipe Toledo, Deivid Silva e Yago Dora estão garantidos nas oitavas de final da segunda etapa do Circuito Mundial de surfe, que está sendo disputada em Newcastle, na Austrália. A luta segue na quinta-feira com seis brasileiros firmes na briga.


Enquanto Mineirinho derrotou o francês Jeremy Flores e agora vai pegar o australiano Julian Wilson, Medina passou pelo australiano Connor O'Leary e vai enfrentar o português Frederico Morais por uma vaga nas quartas. Já Italo venceu o convidado local Jackson Baker e terá pela frente o americano Griffin Colapinto. Fechando as batalhas do dia, Filipinho deu um show à parte batendo o italiano Leonardo Fioravante e se qualificando para duelar com Yago Dora, que deixou para trás o australiano Jack Freestone.


Deivid Silva eliminou o compatriota Caio Ibelli, que terminou na 17ª posição, assim como Miguel Pupo. Quem também caiu na terceira fase foi o bicampeão mundial e líder do ranking John John Florence.


Medina com técnico novo


Depois do adiamento na véspera pelas fracas condições do mar, as ondas melhoraram o suficiente para a realização da fase dos 32 melhores na Praia de Merewether. Medina e Connor O´Leary só abriram a primeira bateria do dia depois de esperarem por 10 minutos.


Os juízes deram o restart, e Gabriel pegou uma onda (que não valeu) no momento entre o toque das buzinas de reinício da bateria. Mesmo assim, o brasileiro voltou remando e ainda saiu na frente. Com uma sequência de 4 manobras de backside, o bicampeão mundial conseguiu um 7,83.




Connor conseguiu duas notas na casa dos 4 pontos, e virou a bateria. Mas, faltando 6 minutos, Medina acertou uma aéreo de backside, tirou 4,83 (confira no vídeo acima) e garantiu a vitória por 12,16 a 9,60.


- Foi um bateria difícil, com poucas ondas. A gente teve o restart e eu não sabia que teriam duas sirenes. Eu perdi a prioridade e precisava de uma onda. Ainda bem que deu certo. O Connor é um grande surfista, gostaria que a gente tivesse tido mais oportunidades - disse Gabriel.


Essa foi a primeira vitória de Gabriel desde que ele fechou com o novo técnico, Andy King, que trabalhou por anos com o tricampeão mundial Mick Fanning. No início da temporada, Gabriel encerrou a parceria com o padrasto Charles Saldanha, seu mentor desde o início da carreira.


- Ele (Andy King) é uma lenda. Eu tenho falado muito com o Mick. Eu estava procurando por um bom técnico. Essa é a minha primeira vez sem meu pai. Ele (King) entende muito de surfe, surfa muito bem, me dá muitas dicas técnicas e está me ajudando muito. Estou me sentindo bem, com a prancha boa e espero que venham ondas boas nos próximos dias - disse Gabriel.


Mineirinho chega a 500 baterias no tour


Mineirinho, que chegou a marca de 500 baterias no tour, teve um confronto difícil contra Jeremy em um momento de forte chuva e vento. Apesar das dificuldades, o campeão mundial de 2015 venceu por 10,93 a 7,40. Foi a primeira vitória do brasileiro de 34 anos em sua temporada de despedida do tour.


- Senti que o meu surfe voltou ao trilho. Jeremy é um cara que sempre me puxou. Nós temos uma rivalidade desde os 14 anos. Somos veteranos, mas somos muito novos. Desejo tudo de melhor para ele e espero continuar indo bem aqui - disse Mineirinho.



Mineirinho chegou a marca de 500 baterias disputadas na elite do surfe em Newcastle — Foto: Cait / WSL



Italo vence com emoção 


O atual campeão mundial Italo Ferreira Ele seguiu elétrico, porém nem perto do quanto foi na primeira fase quando pegou 17 ondas, mas mostrou sua energia nas ondas que surfou e está garantido nas oitavas de final da Newcastle Cup. Italo Ferreira passou de fase, com um leve susto no final, pelo convidado Jackson Baker e agora vai encarar o norte-americano Griffin Colapinto. 


O confronto de número nove da terceira fase da Newcastle Cup teve um Italo intenso no início, quando se distanciou no placar de seu adversário, e um Italo mais calmo e estratégico depois de abrir distância. 


Jackson tentava se aproximar do brasileiro no somatório, mas não fazia nada de destaque, porém no final deu um susto no atual campeão mundial. O aussie precisava de 6.51 e pegou uma onda durante a prioridade do brasileiro, fez algumas curvas e vibrou muito. A nota 5.80 não deu a virada para Jackson, que ainda viu o brasileiro trocar de nota com várias rasgadas nos últimos segundos da bateria.





Filipinho dá o recado em grande estilo


Com duas ondas de arrepiar, Filipe Toledo não deu a menor chance a Leonardo Fioravante, e eliminou o italiano com um incontestável 16,23 a 12,56. Filipinho fechou a questão depois de conseguir em sequência um 8,0 e depois um 8,23 que deixaram Fioravante precisando de um desempenho quase perfeito para reverter o quadro.



John John é eliminado por novato


Na melhor apresentação do campeonato até agora, o australiano Morgan Cibilic desbancou ninguém menos do que o número 1 do ranking John John Florence. Com um total de 17,13 pontos, o jovem de 21 anos venceu o bicampeão mundial, que somou 13,16. A eliminação precoce de John John deixa o caminho livre para Medina (2º) e Italo (3º) assumirem a liderança do circuito.



Morgan Cibilic eliminou John John e avançou às oitavas em Newcastle — Foto: Dunbar / WSL



Os resultados do round 3:

  1. Gabriel Medina (BRA) 12,16 x 9,60 Connor O´Leary (AUS)
  2. Frederico Morais (POR) 12,10 x 11,20 Adrian Buchan (AUS)
  3. Jeremy Flores (FRA) 7,40 x 10,93 Adriano de Souza (BRA)
  4. Julian Wilson (AUS) 11,67 x 4 Jack Robinson (AUS)
  5. John John Florence (HAV) 13,16 x 17,13 Morgan Cibilic (AUS)
  6. Seth Moniz (HAV) 11,67 x 12,17 Wade Carmichael (AUS)
  7. Ryan Callinan (AUS) 11,40 x 11,06 Crosby Colapinto (USA)
  8. Owen Wright (AUS) 9,60 x 9,00 Miguel Pupo (BRA)
  9. Italo Ferreira (BRA) 12,80 x 11,20 Jackson Baker (AUS)
  10. Michel Bourez (FRA) 10,50 x 11,43 Griffin Colapinto (EUA)
  11. Kanoa Igarashi (JAP) 10,83 x 8,50 Ethan Ewing (AUS)
  12. Caio Ibelli (BRA) 8,74 x 10,50 Deivid Silva (BRA)
  13. Jordy Smith (AFS) 11,50 x 10,40 Alex Ribeiro (BRA)
  14. Peterson Crisanto (BRA) 11,37 x 11,84 Conner Coffin (EUA)
  15. Jack Freestone (AUS) 10,83 x 12,84 Yago Dora (BRA)
  16. Filipe Toledo (BRA) x Leo Fioravanti (ITA)


As baterias das oitavas:


  1. Gabriel Medina (BRA) x Frederico Morais (PRT)
  2. Adriano de Souza (BRA) x Julian Wilson (AUS)
  3. Morgan Cibilic (AUS) x Wade Carmichael (AUS)
  4. Ryan Callinan (AUS) x Owen Wright (AUS)
  5. Italo Ferreira (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)
  6. Kanoa Igarashi (JAP) x Deivid Silva (BRA)
  7. Jordy Smith (AFS) x Conner Coffin (EUA)
  8. Yago Dora (BRA) x Filipe Toledo (BRA)



Veja abaixo como foi o 3º dia do campeonato

 


A Newscastle Cup segue rolando. Para assistir às disputas ao vivo no canal World Surf League no YouTube.