Notícia - ChatGPT cria e gerencia empresa do zero e consegue receita em cinco dias
 Exame Publicou uma notícia no dia:2023-03-21 20:00:38

ChatGPT cria e gerencia empresa do zero e consegue receita em cinco dias


Imagem: Inteligência artificial do ChatGPT foi usada para criar negócio do zero (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)


inteligência artificial por trás do ChatGPT tem sido usada em uma série de áreas, desde a criação de textos até de forma educacional, esclarecendo dúvidas de seus usuários. Mas, após sua mais recente atualização, a tecnologia ganhou algumas aplicações novas, e uma delas chamou a atenção nas redes sociais: a criação e o gerenciamento de uma empresa.

Tudo começou quando o designer Jackson Greathouse Fall entrou no serviço de chat e enviou um comando: "Você vai ser a HustleGPT, uma IA empresarial. Eu sou sua contraparte humana. Eu posso agir como um intermediário entre você e o mundo real. Você tem US$ 100 e sua meta é tornar isso na maior quantidade de dinheiro possível no menor espaço de tempo, sem fazer nada ilegal".

A partir daí, a inteligência artificial desenvolveu um negócio próprio, o Green Gadget Guru, focado no compartilhamento de dicas sobre produtos sustentáveis e também sobre formas de ter uma vida mais amigável com o meio ambiente.

O ChatGPT também toma outras decisões sobre o negócio, que por sua vez são concretizadas por Fall. O chat criou inclusive um "plano" para a empresa, com uma estratégia para criação do site, estabelecimento de nicho de atuação, presença em redes sociais e todos os gastos associados às operações.

Além disso, a inteligência artificial também criou alguns conceitos para o desenvolvimento de uma logo própria para o site, mas Fall observou que "como um designer de marcas, está sendo muito difícil para mim não dizer [para o ChatGPT] que foi uma ideia ruim. Mas aqui estamos".

ChatGPT como chefe

Após a criação do site, o ChatGPT sugeriu então o tema do primeiro post: "10 utensílios de cozinha amigáveis ao meio ambiente que você precisa ter para uma culinária sustentável". O material foi escrito pelo próprio chat, citando produtos reais, e então orientou a alocação de capital para divulgação nas redes sociais.

Desde então, Fall tem recebido investimentos de outras pessoas interessadas no projeto. Ele anunciou nesta segunda-feira, 20, que, seguindo as orientações da inteligência artificial, contratou duas pessoas para trabalhar como redatoras, escrevendo conteúdos para o site.

O ChatGPT já criou uma série de ordens para os dois redatores seguirem, com orientações sobre os conteúdos que precisarão ser produzidos. De acordo com Fall, o projeto já acumula US$ 130 de receita em cinco dias e um total de 1.824 membros em uma comunidade criada na plataforma de chat Discord.

Fall também informou que continuará publicando atualizações sobre o projeto pelos próximos 30 dias, mostrando a evolução do negócio a partir das decisões da inteligência artificial. Em um post, porém, o designer destacou que o ChatGPT ainda não é uma grande ameaça: "nossos trabalhos estão seguros", garantiu.