Notícia - O enigma do espaço-tempo
 Hype Science Publicou uma notícia no dia:31/05/18 04:16:02

O enigma do espaço-tempo


Imagem:


Certos conceitos estão tão presentes na nossa vida que nós nem sequer paramos para pensar em seu significado. O espaço, por exemplo. Nós não paramos para pensar no espaço porque ele é apenas um vazio, um pano de fundo para todo o resto. Com o tempo é a mesma coisa. Só sabemos que ele segue em frente, incessantemente. Mas de onde vem o espaço? O que realmente é o tempo? Se os físicos aprenderam alguma coisa com o objetivo de unificar suas teorias, é que o espaço e o tempo formam um sistema tão surpreendentemente complexo que pode desafiar tudo o que achamos saber.

Durante as primeiras décadas do século 20, Albert Einstein já sabia que o espaço-tempo seria objeto de discussão pelos séculos seguintes. Durante este período, ele formulou sua teoria geral da relatividade, que postula que a gravidade não é uma força que se propaga através do espaço, mas uma característica do próprio espaço-tempo. Quando você joga uma bola para o alto, ela volta para o chão porque a Terra distorce o espaço-tempo em torno dela, de modo que os caminhos da bola e do solo se cruzam novamente. Em carta a um amigo, Einstein contemplou o desafio de fundir a relatividade geral com sua outra ideia, a nascente teoria da mecânica quântica. Isso não apenas distorceria o espaço, mas o desmantelaria. Matematicamente, ele mal sabia por onde começar.

Ainda hoje existem diversas ideias para uma teoria quântica da gravidade, e vários cientistas trabalhando nisso. Porém, estas disputas têm algo em comum: elas dizem que o espaço é derivado de algo mais profundo – uma ideia que rompe com 2.500 anos de compreensão científica e filosófica.

Muita coisa envolvida

Descobrir de onde vem o espaço é uma busca que envolve conceitos como a gravidade, os buracos negros e o emaranhamento quântico. A gravidade não é uma força forte, e quaisquer que sejam os seus efeitos quânticos, ele são ainda mais fracos. Um imã de cozinha demonstra isso claramente. Ele consegue prender um pedaço de papel em uma luta contra a gravidade de toda a Terra. A gravidade é mais fraca que o magnetismo ou que as forças elétricas ou nucleares. Detectar seus efeitos quânticos, portanto, é uma tarefa difícil. A única evidência tangível de que esses processos ocorrem é o padrão da matéria no universo primordial. Os físicos acreditam que ele foi causado, em parte, pelas flutuações quânticas do campo gravitacional.

Os buracos negros são os melhores campos de teste para a gravidade quântica. “É a coisa mais próxima que temos de experimentar”, diz Ted Jacobson, da Universidade de Maryland, nos EUA, em um texto publicado no site da revista Scientific American.

A relatividade geral prediz que a matéria que cai em um buraco negro se comprime sem limites à medida que se aproxima do centro, onde se encontram as misteriosas singularidades. Os teóricos não conseguem extrapolar a trajetória de um objeto além da singularidade, pois sua linha do tempo termina ali (até mesmo falar em “ali” não faz muito sentido, porque o próprio espaço-tempo que definiria a localização da singularidade deixa de existir).