Notícia - Empreender em casal: Quando o relacionamento gera bons negócios?
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:22/06/18 16:13:47

Empreender em casal: Quando o relacionamento gera bons negócios?


Imagem:



dia dos namorados está chegando e a data desperta romantismo e vontade de ter companhia para dividir a vida. Mas não é só para a direção de um relacionamento que um encontro amoroso pode evoluir. Há exemplos de casais que encontram sua metade, também, quando o assunto é sociedade em negócios.

Para o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), José Eugênio Vieira, ao decidir empreender, cada caso deve ser avaliado separadamente, mas afetividade entre os envolvidos nem sempre pode representar uma questão problemática.

“Há aspectos que devem ser avaliados por todo empreendedor que deseja investir em um novo negócio, como afinidade com o ramo, área de atuação e público-alvo, mas não existe uma indicação concreta sobre ter ou não relação afetiva em uma sociedade. A questão é se existe afinidade profissional, respeito e confiança”, pontuou Eugênio.

Ainda segundo o Superintendente, negócios que surgem de sociedade entre casais tendem a estar relacionados com os hábitos e rotina pessoal dos envolvidos, o que pode ser uma vantagem para que o empreendimento seja bem sucedido.

É o caso de Suzan Monteiro Assunção, 41, e o marido André Luiz Gonçalves Mayer, 42, que comandam juntos a Tomodathi Comunicação Visual & Toldos, em Domingos Martins, há 20 anos. A empresa atende toda a região serrana do Estado e é especializada no ramo de comunicação visual. A procura pelos serviços ofertados por eles foi tão grande que, em meio ao ápice da crise, no ano passado, ampliaram o mix de produtos e abriram uma loja, especializada em peças de MDF e para decoração. Hoje casados e pais do pequeno André Luiz, de três anos, deram início ao empreendimento ainda quando namoravam.

“Começamos ofertando panfletos e folders e durante um tempo trabalhamos em casa. Com a grande procura pelos nossos serviços, a empresa foi crescendo. Saímos de casa e ampliamos o nosso negócio para uma sede maior. Essa sede já passou por duas ampliações e, este ano, abrimos uma loja”, contou Suzan.

Sobre como lidar bem com o marido, mesmo dividindo com ele todas as facetas da vida, Suzan não hesita em responder: “Nesses 20 anos de parceria nos negócios, eu e meu marido nunca tivemos problemas. O segredo para ter sucesso na carreira e, ao mesmo tempo, na vida pessoal, é nunca levar trabalho para casa e não misturar as finanças pessoais com as da empresa”, declarou a empreendedora, que garantiu lidar bem com a missão de evitar desgastes no relacionamento ou problemas na gestão de sua empresa.