Notícia - Cesta de Natal: um pequeno agrado que faz muita diferença
 Pequenas Empresas & Grandes Negócio Publicou uma notícia no dia:12/12/18 11:37:04

Cesta de Natal: um pequeno agrado que faz muita diferença


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Mas nem um panetone?”. Depois de muito ouvir isso, o pequeno empresário Manuel Amadeu passou a comprar um panetone e um espumante e entregar para seus cinco funcionários em 24 de dezembro, há cerca de 30 anos. “Eles já trabalham quando muita gente está de folga. É uma forma de agradá-los e agradecer pelo esforço do ano”, conta o pequeno comerciante, dono da Casa São Luiz de Ferragens, uma tradicional loja de materiais elétricos e hidráulicos fundada em 1926 em São Paulo. “Parece bobagem, mas desde que passei a fazer isso, notei que eles encaram o final de ano de outra forma. Quem está aqui há mais tempo já espera.”

Empresas de maior porte adotaram as cestas de Natal já há algum tempo. Além de alimentos comuns nas ceias natalinas, como frutas secas e panetone, as cestas costumam ter guloseimas variadas. Há também quem entre na onda de distribuir perus e aves como chester, muito frequentes nas mesas de Natal brasileiras. É importante ressaltar que a qualidade dos produtos dentro das cestas faz toda a diferença, o que faz do Makro uma boa opção de compras para este fim. Além disso, o Makro vende cestas prontas, com as mais variadas composições e preços. Uma ótima alternativa para quem quer presentear os funcionários e até mesmo parentes e amigos.

Como não faz parte da legislação, fica claro para o funcionário que a medida é um presente de final de ano. “Os empresários sentem a necessidade principalmente para proporcionar melhora no clima organizacional, diminuição de estresse e absenteísmo”, conta Raul Xavier, um dos sócios da Pollo Corretora de Seguros, que realiza programas de qualidade de vida em clientes como Amadeus Brasil, Conectcar, Imovelweb, Carl Zeiss, Service Informática e Setis há cerca de 10 anos.

“Teve um ano que ao invés de presentear os diretores da empresa, resolvemos comprar cesta de natal para todos os colaboradores da empresa (não havia essa política). As pessoas gostaram tanto que a diretora da empresa na época nos chamou para nos proporcionar mais negócios devido à alta receptividade e satisfação dos colaboradores da empresa cliente”, conta Xavier, que emenda: “As empresas que atendemos têm um turn over (taxa de rotatividade de funcionários) muito baixo.”

Há cestas de Natal para todos os bolsos e tamanhos, que podem ser compradas em qualquer quantidade pelas empresas. Estão se consolidando, cada vez mais, como um pequeno investimento com um retorno visível, embora nem sempre palpável ou numérico. “Sorrisos não têm preço”, lembra Amadeu, da Casa São Luiz.