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"LOJAS FÍSICAS AINDA OFERECEM OPORTUNIDADES"
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Um dos destaques da programação do Latam Retail Show, evento organizado pelo Grupo GS& que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, a americana Michelle Grant está à frente do núcleo de varejo da Euromonitor International, consultoria de pesquisa de mercado presente em mais de cem países.
Quais são as tendências que devem orientar o varejo nos próximos anos?Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Michelle fala sobre o papel de pequenos e médios negócios em um mercado cada vez mais digital e globalizado.
Entre todos os canais de vendas, o varejo eletrônico é o que cresce com mais velocidade. A consolidação do e-commerce em âmbito global é um dos principais movimentos do setor. A ascensão vem se mostrando particularmente forte em países como China, Coreia do Sul, Canadá e Estados Unidos. A presença massiva de consumidores em ambientes digitais ajuda a explicar as origens dessa tendência.
Como a migração para o digital pode ser explorada pelos varejistas?
É muito mais fácil monitorar o comportamento de consumidores em canais digitais. As possibilidades incluem a identificação de palavras-chave, do tempo gasto em pesquisas e dos itens escolhidos e retirados de carrinhos. Tudo em tempo real. As ferramentas são inúmeras. Mas é necessário estruturar a coleta de dados para gerar informações precisas.
Qual é o papel das lojas físicas?
Pontos de venda físicos estão se tornando centrais de dados cada vez mais eficientes. Hoje, muitos varejistas investem em tecnologias que mapeiam hábitos de clientes. Já é possível, por exemplo, analisar quais produtos são manuseados e abandonados — e fazer ajustes em ofertas e estoques a partir dessas informações.
Com o e-commerce em ascensão, por que alguns varejistas digitais investem em showrooms e pontos de venda?
A loja física ainda oferece muitas oportunidades. O varejo digital é um ambiente congestionado de publicidade. Dependendo do segmento, o custo de aquisição do cliente pode ficar bastante alto. De maneira geral, o consumidor passa mais tempo visitando uma loja física do que navegando em um e-commerce. Essa experiência tende a fidelizar mais o cliente.
Qual é o seu conselho para pequenos lojistas competirem com grandes varejistas?
Eles precisam encontrar um diferencial. Isso passa pelo entendimento do papel que esses negócios exercem em comunidades locais. A proximidade com o público faz com que eles consigam entender o que é importante para seus clientes. É preciso criar ações que contribuam para o bem-estar das pessoas impactadas diretamente pela operação.