Notícia - TENDÊNCIAS: COMO PREPARAR SEU NEGÓCIO PARA O FUTURO
 05/12/18 11:48:19

TENDÊNCIAS: COMO PREPARAR SEU NEGÓCIO PARA O FUTURO


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Começou nesta terça-feira (4/12), em São Paulo, o Festival de Inovação e Cultura Empreendedora 2018, iniciativa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico. Para falar sobre tendências que vão definir o futuro do mercado, Iza Dezon, especialista da Peclers Paris, subiu ao palco do evento.


Trabalhando há oito anos com previsão de tendências, Iza faz parte de uma equipe de 40 pessoas. O time é responsável pela produção do estudo Futur(s) no Brasil, que mapeia as principais macrotendências socioculturais e do mundo dos negócios. A última edição do material, o Futur(s) 20/25, foi divulgada nesta semana. Iza trouxe alguns de seus principais insights durante sua palestra.

“Vivemos um contexto mundial extremamente complexo, de crises e rupturas. Nosso objetivo é encontrar macrotendências chave, com exemplos tangíveis de produtos e serviços”, afirma. Para a especialista, temas como bem-estar, meio ambiente e inovação serão cada vez mais presentes ao longo dos próximos anos.

Iza entende que, no mundo corporativo, há uma obsessão pela performance. “As pessoas não estão conseguindo dar conta do que estão fazendo. Há o imperativo de ser a melhor versão de você o tempo todo.” Para a especialista, a questão é de extrema relevância para os empreendedores. “As empresas devem repensar como os funcionários estão. Quanto a nossa saúde dura?”, diz.

O que pode ajudar neste processo é definir um propósito. “Quando o negócio tem uma missão para os seus clientes e para sua própria equipe, você melhora sua performance financeira. Se posso produzir qualquer coisa, por que não agregar valor?”, diz Iza.

No campo do meio ambiente, a especialista não tem dúvidas: empresas com viés sustentável são, com certeza, uma tendência para os próximos anos. Modelos antiquados devem passar por mudanças. “Marcas antigas que entregam produtos e não querem saber o seu fim não terão a atenção da nova geração de consumidores.”

Uma boa forma de encarar essas mudanças é investir na equipe. “A ideia de empoderar os seus é muito valiosa”, afirma. Para Iza, as soluções para o futuro, em sua maioria, estão dentro da empresa. “Não adianta procurar gente nova e reinventar a história toda.”

Uma alternativa é investir em inovação - e isso não significa gastar muito com isso. Iza vê no Brasil uma vontade mais latente de fazer mudanças locais. “As pessoas acham que inovar é algo muito grande, mas não precisa ser assim. Às vezes, é uma atitude pequena capaz de mudar totalmente a forma como sua empresa é encarada pelos clientes.”