07/12/18 09:37:34
É POSSÍVEL COMEÇAR UM NEGÓCIO EM UM DIA USANDO ATÉ R$ 10?
Imagem:
A primeira versão do Easy Taxi era um formulário do Google que, ao ser preenchido, chegava ao e-mail do empreendedor Tallis Gomes para que ele pedisse um carro por telefone. A Zappos, e-commerce de roupas e moda, começou com seu fundador enviando PDFs de produtos de uma loja física por e-mail — com o pedido pago, ele mesmo comprava o sapato e depois entregava ao consumidor.
Andrade foi aluno da Hyper Island, na unidade em Estocolmo, na Suécia. Segundo ele, essa era a escola onde nenhum professor respondia às perguntas dos alunos — mas jogava outras perguntas de volta como respostas para estimulá-los. O resultado disso, de acordo com ele, foi que os alunos olhavam uns para os outros em busca das respostas e de explicações.Empreender é mais ter a grande ideia ou desenvolver um produto? Caio Andrade, creative lead na escola de negócios Hyper Island, usou esses casos de exemplo em sua fala no Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE 2018), realizado por Época NEGÓCIOS, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Valor Econômico.
Além de usar o início de grandes negócios como exemplos, ele contou casos de alguns negócios que começaram como brincadeira.
Talvez você se lembre do Tumblr que mostrava o Tinder na Suécia. Foi coisa dele. Assim como um adesivo, criado enquanto morava na Suécia, na qual brincava com a cultura de aplicativos, dizendo “não disponível na App Store”. Pessoas colaram os adesivos em diversas cidades do mundo.
“As palavras que a gente usa para definir o que fazemos, definem o que somos. Projeto e ideia são palavras pesadas. Eu fico nervoso apresentando uma ideia. Parece que sou eu e a ideia contra uma sala cheia de pessoas”, afirmou.
Andrade defendeu que o conceito de digital é diferente de pessoa para pessoa. “Digital virou um prefixo que pode acompanhar qualquer coisa. Mas quais são os comportamentos digitais? Digital está deixando de ser uma área”, afirma. “Estamos começando a entender que o mundo é digital e que nossas empresas estão nesse mundo. Digital deixa de ser um pilar e passa a ser tudo.”
Antes de sua ida à Hyper Island, Andrade e alguns amigos começaram um projeto. Um site montado na plataforma Tumblr, sem qualquer tecnologia refinada ou princípio de algoritmo, que servia como base para quem quisesse indicar um ex-namorado ou uma ex-namorada para outras pessoas. As pessoas enviavam mensagens falando sobre o “ex” junto com um link para o perfil do Facebook. A ideia viralizou e foi objeto de notícias pelo Brasil.
Essa ideia, junto com o aplicativo, que apontava coisas da vida da pessoa que não estão no digital, custou pouco a Andrade, assim como as versões iniciais do Easy Táxi ou da Zaapos. Ele afirma que nenhuma de suas startups demorou mais de um dia ou exigiu mais de R$ 10 para ser implementada.
No final das contas, Andrade defende colocar as mãos na massa em vez de sofrer abraçado a uma ideia. “Precisamos pensar em projetos como algo que não está pronto. Você não baixa um app e vem um aviso: ‘parabéns, esta é a versão final’. Um plano também não pode estar fechado pelos próximos quatro anos.”