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ELE FATURA R$ 2 MILHÕES VENDENDO CERVEJA EM UM FOOD TRUCK
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O Santo Bier surgiu em 2013, em São José do Rio Preto (SP), quando Raphael Lanfredi, 30 anos, resolveu deixar a carreira de músico e investir todas as suas economias — R$ 14 mil — para converter um veículo em bar móvel. Estacionava o balcão sobre rodas em locais de grande circulação — principalmente em saída de shows — e cuidava de manter a cerveja bem gelada.
Com o faturamento do primeiro ano, conseguiu juntar o suficiente para expandir o negócio. Em vez de comprar outros veículos, Lanfredi preferiu abrir franquias, vendendo unidades em dois formatos: carreta e furgão. “Percebi que era um modelo de negócio viável em cidades com mais de 12 mil habitantes”, diz.
Hoje, a rede Santo Bier tem uma unidade própria e 14 franqueadas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Piauí — e Lanfredi negocia a adesão de mais dez parceiros. Em 2017, a receita da frota cervejeira foi de R$ 2 milhões, boa parte dela gerada em eventos.
Uma franquia da rede demanda investimentos a partir de R$ 39 mil, com retorno estimado em até 18 meses. “Só precisa ter paciência com a burocracia. Muitas cidades ainda não têm uma legislação definida para beer trucks.”