Notícia - Bill Gates indica os 5 melhores livros que leu em 2018
 Época Negócios Publicou uma notícia no dia:13/12/18 12:52:34

Bill Gates indica os 5 melhores livros que leu em 2018


Imagem:


As dicas de leitura de Bill Gates nunca ficam velhas, não é? Ou, se ficam, a parte boa é que não demora para surgirem outras novas. E, se você gosta de boas histórias ou assuntos históricos e da atualidade abordados de maneira “fora da caixa”, ficar de olho no que o cofundador da Microsoft recomenda será sempre interessante. Aliás, já passou pela lista completa de indicações dele, por tipo de livro?

Seja como for, o bilionário divulgou, agora, as melhores obras que leu em 2018, com dicas para diversos gostos. Em um texto publicado em seu site, o Gates Notes, o hoje filantropo classificou a pequena lista como “muito eclética”.

“De um guia sobre meditação a um mergulho profundo em armas autônomas e um thriller sobre uma empresa que um dia foi promissora, há alguma coisa para todo mundo. Se você está procurando um presente infalível para amigos ou familiares, não há como errar em qualquer um desses.”

Animou? Então confira os cinco melhores livros que Bill Gates leu em 2018. As obras com o título em inglês ainda não têm edição brasileira, recebendo apenas uma tradução livre. Clique nos links para ver a resenha completa de Gates sobre as obras

A Menina da Montanha – Tara Westover.
“Tara nunca foi à escola nem visitou um médico até que saísse de casa com 17 anos. Eu nunca pensei que fosse me envolver com uma história sobre crescer em um lar mórmon pronto para o apocalipse, mas ela é uma escritora tão boa que me fez refletir sobre minha própria vida ao ler sobre sua infância em uma situação extrema. Melinda e eu amamos esse memorial de uma jovem mulher cuja sede de aprender era tão forte que ela acabou conquistando um PhD na Universidade de Cambridge."


Army of None – Autonomous Weapons and the Future of War (Exército de Ninguém – Armas Autônomas e o Futuro da Guerra)
 – Paul Scharre

“Armas autônomas não são exatamente o top of mind para a maioria em época de festas de fim de ano, mas esse olhar provocador sobre a inteligência artificial nas guerras é difícil de deixar de lado. É um assunto extremamente complicado, mas Scharre oferece explicações claras e apresenta os prós e contras do militarismo guiado por máquinas. A fluência dele com o tema não deveria nem surpreender: ele é um veterano de guerra que ajudou a desenhar a política do governo dos Estados Unidos sobre armas autônomas.”

Bad Blood: a Fraude Bilionária no Vale do Silício – John Carreyrou
“Um monte de amigos meus recomendaram este aqui para mim. Carreyrou dá o olhar definitivo de alguém próximo à ascensão e à queda da Theranos. A história é ainda mais louca do que eu esperava, e me encontrei sem conseguir deixar o livro de lado depois que iniciei a leitura. Essa obra tem de tudo: esquemas elaborados, intrigas corporativas, histórias de capa de revista, relacionamentos familiares arruinados, e o fracasso de uma companhia que um dia valeu quase US$ 10 bilhões.”

21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari
Sou um grande fã de tudo que Harari já escreveu, e este último livro não é exceção. Enquanto "Sapiens (Uma Breve História da Humanidade)" e "Homo Deus" cobriram o passado e o futuro, respectivamente, este é totalmente sobre o presente. Se 2018 atropelou você com o estado em que o mundo está, “21 lições” oferece um quadro bastante útil para processar as notícias e refletir sobre os desafios que enfrentamos.

The Headspace Guide to Meditation and Mindfulness (O Guia Mental para Meditação e Mindfullness) – Andy Puddicombe
“Estou certo de que o Bill Gates com 25 anos de idade zombaria deste aqui, mas Melinda e eu entramos na onda da meditação recentemente. Esse livro começa com a jornada pessoal de Puddicombe, que foi de estudante universitário a monge budista, e então se torna um guia divertido de como meditar. Se você está pensando sobre mindfullness, essa é a introdução perfeita.