17/12/18 11:24:59
Cometa passará pela Terra e ficará visível no céu noturno este domingo
Imagem:
Se você olhar para o céu hoje à noite (16 de dezembro de 2018), terá a sorte de ter um vislumbre do Cometa 46P/Wirtanen, também apelidado de “cometa de Natal”.
Descoberto em 1948 pelo astrônomo Carl Wirtanen, ele passará a cerca 11,6 milhões de quilômetros da Terra – mais ou menos 30 vezes a distância entre a Terra e a lua.
Enquanto isso parece extremamente distante, em uma escala galáctica, é muito próximo. De fato, esta será a 20ª viagem mais próxima de um cometa nos últimos 12 séculos.
Observações da primeira visita de um cometa no Sistema Solar revela mistérios inesperados
Como ver
O cometa já está em nosso sistema solar, mas será mais brilhante e visível à noite. A expectativa é que o cometa fique visível “a maior parte da noite” nos Hemisférios Norte e Sul, quando estiver passando mais perto da Terra.
O 46P completa sua órbita a cada 5 anos e meio. Na maioria das vezes, passa muito longe de nós para ficar visível. Essa deve ser sua passagem mais próxima da Terra em 70 anos.
Esqueça asteroides: cometas gigantes podem representar mais perigo para a vida na Terra
O objeto pode ser melhor visto a olho nu, se o céu estiver muito escuro, mas você também pode usar binóculos ou um telescópio.
Caso more em uma área altamente iluminada, o “Projeto do Telescópio Virtual” transmitirá essa visita ao vivo a partir das 20h00 (horário de Brasília): [WSFB, Space, G1]