18/12/18 12:32:09
ESTE EMPRESÁRIO FATURA R$ 1 MILHÃO POR MÊS VENDENDO MÁQUINAS QUE “CARIMBAM” DATA DE VALIDADE
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O prazo de validade nas embalagens está tão presente na nossa rotina que a gente acaba nem pensando em como ele é colocado no produto. Mas você sabia que é um negócio que rende muito dinheiro? A Limerpak, uma fábrica de máquinas que “carimba” datas de validade, também chamadas de datadoras, fatura R$ 1 milhão por mês com o serviço.
O negócio surgiu em 2001, quando Edivander Gonçalves, que tem formação técnica em eletromecânica, percebeu que era um processo muito demorado para as empresas de pequeno porte colocarem a data de vencimento nos produtos manualmente.
“Escolhi trabalhar com os empreendedores de pequenos negócios porque eles geralmente não têm um departamento de manutenção eficiente para trabalhar com tecnologia”, diz Gonçalves. Além disso, seria melhor para aperfeiçoar o equipamento, já que com pequenas empresas seria possível ter um contato mais próximo com os clientes e feedbacks mais rápidos.
Assim que criou o negócio, o empresário conta que logo começou a ter muitos clientes, que inseriram a máquina em suas linhas de produção. O seu grande diferencial é utilizar matéria-prima 100% nacional, o que acaba barateando os custos da produção. Além disso, com a alta do dólar, as máquinas feitas em outros países acabam chegando com um preço muito mais alto do que as produzidas no Brasil.
Foi então que grandes empresas também começaram a ter interesse nos equipamentos. Hoje seus principais clientes são Marilan Alimentos, Leão Bebidas, Natura Cosméticos, Cory Alimentos e Unilever. Isso fez com que aumentasse o número de máquinas produzidas pela Limerpak, que passaram de 32 vendas mensais em 2017 para 70 nos últimos seis meses. O preço cobrado pelas máquinas varia de R$ 8,5 mil a R$ 18 mil.
Isso é uma grande vitória para Gonçalves, que vê muito potencial no território brasileiro para os empresários. “Sou muito feliz de ter nascido dentro do Brasil e ver que temos tecnologia para fazer frente a qualquer país”, afirma. O próximo passo do negócio é tentar uma expansão pela América do Sul por meio de uma abertura de filial no Paraguai.